[Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Emulação em geral, Arcade, Caseiros, Portáteis, Pimbals, Tutoriais, etc.

Moderadores: orakio_rob, Goro's Lair, Sabat

[Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Piga » 14 Fev 2009, 16:29

Olá amigos do Retrobits!!! O intuito deste tutorial é ajudar a quem quizer emular o Commodore Amiga. Este emulador é bastante complexo, pois o Amiga, além de ter várias versões (Amiga 500, 500+, 600, 1200, 4000, Amiga CD32, Arcadia, etc.), cada uma dessas configurações possuia chipsets, sistemas operacinais e particularidades diferentes uns dos outros, e nem sempre eles eram compativeis entre sí, nativamente falando. Existiu também vários softwares e hardwares que proporcionavam esta compatibilidade, porém sua emulação continua em desenvolvimento.

O Winuae é o emulador que iremos usar, é sua última versão, lançada em 05/02/2009. Versão esta que é a 1.6.0 Public Beta 11. Por ser uma versão beta, considere que nem tudo está perfeito e que certos aspectos do mundo Amiga não estão emulados corretamente, ou talvez não haja suporte ainda. Mas como o nosso objetivo final é games, talvez esta falta de suporte de alguns recursos não nos prejudique. :D

Começando:

Bem, a primeira coisa a ser fazer é baixar os arquivos que iremos utilizar.

Emulador WinUAE 1.6.0 Public Beta 11: Link aqui.

Kickstarts Roms: Link aqui. Link este disponibilizado pelo amigo Goro's Lair. Valeu Gorão!!! :D :D :D

Bom, com posse desses arquivos, vamos em frente!!! 8)

Emulando jogos em disquetes:

Bom, a moiria das roms do Amiga provenientes de disquetes de 5 /14" ou de 3,5", sejam eles de alta ou baixa densidade, estão na sua maioria em arquivos .ADF (tipo mas comum disponibilizado pela internet). Apesar de haver outros tipos de formatos de arquivos, não vou entrar em detalhes pois o esquema de funcionamento é o mesmo. Usarei dois jogos para ilustrar o funcionamento do emulador, pois há algumas situações que ocorrem em determinados jogos, e este dois títulos abrangem todas estas situações. Então antes de mais nada, vamos baixá-los.

Rom do jogo Castlevania: Link aqui.
Rom do jogo Final Fight (disco 1 de 2): Link aqui.
Rom do jogo Final Fight (disco 2 de 2) Link aqui.

Baixou?? Vamos lá...

1° etapa: Instalando e configurando o emulador.

Primeiramente vamos criar uma pasta para o nosso emulador. Eu criei diretamente na raiz c:\ numa pasta chama Amiga. Você poderá criar em outro lugar e em outro drive com outro nome, não há problemas. Descompacte o emulador nesta pasta e abra-a (a pasta). Sua pasta estará assim, com apenas um arquivo .EXE:
Imagem

Clique no arquivo winuae e aparecerá a seguinte tela:
Imagem

Clique em OK, a tela abaixo se abrirá e saia do emulador clicando em Quit.
Imagem

Veja que sua estrutura de pasta mudou. Agora ela está assim (significa que o emulador foi instalado corretamente):
Imagem

Agora, crie uma pasta chamada Kickstart Roms, e dentro dela descompacte as próprias Kickstarts. O conteúdo desta pasta é este:
Imagem

Abra o emulador, em paths no campo System Roms, selecione a pasta Kickstart Roms.
Imagem

Após feito isto, esta tela se abrirá. Note que tem algumas kickstarts faltando mas para o que a gente quer não fará falta. Clique em OK.
Imagem

Agora vamos configurar o restante do emulador.
Em Game Ports, configure igual a tela abaixo.
Imagem
Note que sempre pro Amiga, o Port 0 será sempre o mouse, e o Port 1 será sempre para configurações de teclado ou joystic (note que eu não testei o joystic pelo simples fato de não possuir um. Se alguém testar, configurar corretamente e funcionar, me mande MP que incluo esta informação aqui com o devido crédito. :D )

Em InPut, ao lado de Compatibility Mode, selecione o teclado, igual a tela abaixo.
Imagem

Em Pri. & Extensions, configure o When Active conforme a tela abaixo. De resto, deixe como está.
Imagem

Em Display, mostrarei duas configurações. Em tela cheia ou em modo janela.
Para tela cheia, configure conforme tela abaixo.
Imagem

Para modo janela, conforme tela abaixo.
Imagem

Vá agora em Quickstart e configure igual a tela abaixo.
Imagem
OBS: Esta configuração roda cerca de 80% dos jogos em disquetes do amiga.

Agora o mais importante: Vamos salvar a nossa configuração, pois toda vez que iniciarmos o emulador, ele estará na configuração default, e nós não queremos configurar tudo novamente, não é mesmo? Então vá em configurations, no campo Name escreva 500+ (pois estaremos emulando este sistema em especial) e em Description escreva Jogos em disquetes ADF (pra saber o que você está emulando). Por fim, clique em Save, igual a tela abaixo.
Imagem

Quer saber se salvou mesmo? Após clicar em save, a tela fica assim, ó:
Imagem

Agora, feche o emulador.
Veja seu arquivo de configuração que foi criado dentro da pasta configurations.
Imagem

Crie uma pasta chamada Roms ADF.
Imagem

Descompacte nela os jogos Castlevania e Final Fight. O conteúdo dela ficará assim:
Imagem

Inicie novamente o emulador e vá em Configurations, escolha nossa configuração 500+ e clique em Load.
Imagem
OBS: Toda vez que se iniciar o emulador, este procedimento deverá ser feito, pois o emulador não salva a última configuração utilizada, sempre iniciará a default. :roll:

2° etapa: Rodando os jogos.

Agora vamos rodar o jogo Castlevania (aehhhhh, até que em fim :lol: :lol: :lol: :lol: )
Se lembra que lá no início eu disse que para jogos em disquete havia algumas situações? Então vamos conhece-las!

1° Situação: Jogos que utilizam apenas um disco.

Em Quickstart, clique em Select Disk Image.
Imagem

Selecione o jogo Castlevania na pasta Roms ADF e clique em Start.
Imagem

Espere o jogo carregar e.... Aeehhhh!!!! Jogue Castlevania!!!! :D :D

Imagem

Imagem

Imagem

2° Situação: Jogos que pedem códigos de acesso.

É rapaziada. Assim como existia códigos de proteção nos antigos jogos em disquetes para o MS-DOS, no Amiga não era diferente, tudo para evitar a pirataria. Existe duas soluções.

Solução 1: Ache uma rom "crakeada", que é o caso da nossa rom do Castlevania, digite qualquer porcaria e aperte enter (ou outro botão, vai depender do jogo) e o jogo irá iniciar normalmente.
Imagem

Solução 2: Esta é a mais difícil. Tenha ou obtenha os códigos originais do jogo. :lol:

3° Situação: Jogos que utilizem dois ou mais discos.

Esse caso, será ilustrado pelo jogo Final Fight (dois discos). Há duas formas de se rodar este tipo de jogo.

Forma 1:

Tal qual o jogo castlevania, em Quickstart, selecione o primeiro disco e clique em Start.
Imagem

Aeeeehhhhh..... o jogo Final Fight também tá rodando.... :lol: :lol: :lol: :lol:
Imagem

Imagem

Ué, o que é isso?
Imagem

Isso é o jogo pedindo pra trocar o disco filhão. Precione F12 e a tela principal do emulador irá aparecer novamete deixando a tela do jogo em segundo plano. Lá no Emulated Floppy Drive, clique em Eject.
Imagem

Vá em Select Disk Image, selecione o disco 2 do Final Fight e clique em OK.
Imagem

Você voltará para esta mesma tela. Precione espaço (ou outra tecla, dependendo do jogo):
Imagem

OBS: Note que o Final Fight irá pedir pra você trocar de disco novamente, repita o processo novamente trocando o disco dois pelo um, aguarde o carregamento e.... Aeeeehhhhhh, jogue Final Fight.

Imagem

Imagem

Imagem

Forma 2: Esta 2° forma é através do Disk Swapper. Você deve tá pensando que, pelo o que o nome sugere, será automático, não precisando fazer "manualmente" que nem a forma 1, certo? ERRADO! Aqui terá que ser feito a troca manualmente também. Me parece que tem jogo que não aceita a 1° forma, por isso existe esta "alternativa". Concordo com você, serviço de porco mesmo, tomara que seja corrigido nas versões futuras deste emulador. Veja como se faz.

No Disk Swapper, primeiramente selecione o local da "lista" aonde será posicionado o dico e vá no Insert Floppy Disk Image selecione a imagem em sí. Repita este processo para cada disco do jogo (no caso do Fina Fight são apenas dois discos).
Imagem

Note que o primeiro da lista é sempre o disco um, o segundo é sempre o disco dois e assim por diante. Note também que o drive DF0: tera que estar sempre selecionado no disco qual se deve carregar. Você troca a "posição" do drive clicando no "vazio" do campo Drive ao lado do nome da rom. Depois disso, clique diretamente em OK, pois não será preciso ir ao Quickstart.
Imagem

Quando o jogo pedir para trocar o disco, precione F12, vá no Disk Swapper, troque a "posição" do drive, clique em Ok, e no caso do Final Fight, precione espaço e espere o jogo carregar. Note que esse procedimento, tal qual a forma 1, deverá ser executado toda vez que o jogo pedir para trocar o disco, falou?
Imagem

Algumas considerações finais na emulação de jogos de disquetes:

1- Como disse lá no início, 80% dos jogos rodam na boa na configuração apresentada. Os 20% restantes podem exigir que se altere o sistema. Nesse caso, todas as configurações iniciais do emulador são válidas, exceto a das Quickstart, onde no campo Emulated Hardware, deverá ser trocado o Model (do A500 ao A4000), e/ou a Configuration (expansão de ram ou outras características referente ao modelo escolhido), por tentativa e erro, ou se você já souber a "configuração" que o jogo exige. Vale lembrar também que os modelos assima do A4000 não suportam os jogos em disquetes.

2- O emulador por ser um Beta, talvez não suporte o seu jogo. Ou seu jogo para funcionar perfeitamente necessite de um periférico que não é emulado (total ou parcialmente).

3- Diferentemente das roms No-Intro (que são a cópia perfeita da mídia original), as Tosec's (que é o nosso caso aqui) possui muitas roms do tipo craks, hacks, homebrew, bad dumps, over dumps e outras porcarias que não fucionam (total ou parcialmente), sejam elas por não funcionarem mesmo ou por que o emulador não as suportem. Portanto separe o joio do trigo.

4- Jogos que possuem mais de dois discos só funcionarão se todos os discos forem da mesma "fonte". Explico: Por exemplo a rom "Carro (disco 1/2).adf" só irá funcionar com a rom "Carro (disco 2/2).adf", não funcionará com a rom "Carro (disco 2/2) [a!].adf", pois a terminação do CRC é diferente. Portanto não adianta renomear, que não irá funcionar, ok?

Fim da 1° parte. Continua....
Imagem
Avatar do usuário
Piga
 
Mensagens: 892
Registrado em: 18 Mar 2008, 23:23

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Piga » 14 Fev 2009, 16:29

Emulando jogos em CD do Amiga CD32:

Bom, dando proseguimento ao tutorial sobre a emulação do Amiga e partindo do princípio que você já fez todos os procedimentos anteriores, para emularmos o videogame Amiga CD32 vamos precisar de duas coisas. A primeira é a imagem ISO do jogo de CD e a segunda é uma ferramenta chamada Daemon Tools, que simula drives virtuais de CD/DVD no PC.

O jogo que escolhi foi o Zool: Ninja of the Nth Dimension, que é um joguinho de plataforma legal pacas. :D

Imagem do jogo Zool: Ninja of the Nth Dimension: Link aqui.

Ferramenta Daemon Tools: Link aqui.

Baixado os dois arquvos, vamos na pasta aonde está nosso emulador e dentro dela vamos criar uma outra pastas chamada Isos CD32 (para ficar tudo organizado direito 8) ).
Imagem

Agora dentro desta pasta Isos CD32, descompacte a imagem do jogo Zool deixando habilitado no seu programa ZIP, a opção "restaurar nomes de arquivos e pastas originais". Ficará assim:
Imagem

Para as imagens isos, sempre deixaremos dentro da pasta Isos CD32 a subpasta com o nome de jogo, pois uma imagem iso contém muitos arquivos e se não fizermos isso, fica tudo bagunçado.
Imagem

1° etapa: Criando o arquivo do sistema.

Agora, inicie o emulador WinUAE. Se lembra que antes eu disse que toda vez ao iniciarmos o emulador ele volta para as configurações default? Então, vá em Quickstart e no campo Emulated Hardware, configure igual a tela abaixo e clique em Start.
Imagem

A seguinte tela irá aparecer. Deixe carregar.
Imagem

Ué? Travou? Não. Esta tela é a tela da bios do sistema do Amiga CD32, este procedimento é feito para que o emulador crie um arquivo de sistema na pasta raiz. Precione F12, a tela principal do emulador aparecerá e esta tela ficará em segundo plano. Apenas clique em Quit.
Imagem

Olha o arquivo de sistema do Amiga CD32 criado aí. Sem esse arquivo, seria impossível configurar o emulador para este sistema específico.
Imagem

2° etapa: Configurando o emulador.

Agora vamos configurar o emulador.
Em Display, para tela cheia, configure tal qual a tela abaixo:
Imagem

Para o modo janela, configure assim:
Imagem

Em Sound, tudo ficará default, exceto o Sound Buffer Size. Configure igual a tela abaixo:
Imagem

Em Game Ports, configure assim:
Imagem

Em Input, configure desta maneira. Note que, diferentemente para os jogos de disquetes, ao lado de Compability, escolheremos Mouse.
Imagem

Em Pri. & Extensions, configure assim:
Imagem

Agora vamos salvar a nossa configuração. Em Configurations preencha os campos Name e Description igual a tela abaixo e clique em Save.
Imagem

Feche o emulador. Se você não instalou o Daemon Tools, agora é uma boa hora para fazê-lo. :D :D :D

3° etapa: Montando a imagem do disco.

Veja na pasta da imagem do jogo Zool, que iremos usar o arquivo .CUE que tem 1,71 KB. Veja só.
Imagem

Agora inicie o Daemon Tools, lá embaixo na sua tela, perto do relógio, ache seu ícone e clique com o botão direito do mouse.
Imagem

Vá em Virtual CD/DVD-ROM, definir número de dispositivo.
Imagem

Habilite um drive. Note que a letra do seu drive será a primeira letra disponível depois da última utilizada pelo seu micro. No meu caso foi F:\ mas pode ser qualquer uma, de A á Z que não fará diferença. Não se preoucupe com isso.
Imagem

No Virtual CD/DVD-ROM, vá no seu dispositivo (drive virtual) criado. No meu caso, F:\.
Imagem

Clique em montar imagem.
Imagem

Se lembra que agora a pouco eu disse usaríamos o arquivo .CUE? É porque o Daemon Tools também reconhece o arquivo .ISO, que nesse caso só contém os arquivos do jogo. A função deste arquivo .CUE é dizer ao Daemon Tools a "ordem" dos arquvios .ISO e .WAV no "CD virtual", para que o emulador "pense" que se trata de um disco original de Amiga CD 32. Depois de selecionar este arquivo .CUE, clique em Abrir.
Imagem

Se o Autorun do windows estiver habilitado, aparecerá esta tela, como se você tivesse inserido um disco original do Amiga CD32 no drive do seu PC. Olha só.
Imagem
Feche esta janela.

Agora estamos pronto para rodar o jogo. Aeeeeehhhhh. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

4° etapa: Rodando o jogo Zool.

Inicie o emulador, vá em Configurations, selecione o arquivo de configuração CD 32 e clique em Load.
Imagem

Nas versões anteriores do WinUAE, você deveria configurar em qual drive estaria o disco do Amiga CD32. Neste agora está automático, tanto que esta opção nem existe mais. Por isso disse pra você não se preoucupar com a letra do drive virtual. :wink:

Vá em Quickstart e simplesmente clique em Start.
Imagem

Se o emulador achou o CD, vai aparecer esta tela escrito Amiga CD 32 e o "CD" estará fazendo firula. :D
Imagem

Aeeeeeehhhhhh.... O video de entrada. O jogo tá funcionando!!! :shock: :lol: :lol: :lol:
Imagem

Não custa lembrar que os comandos estão nas setas e no teclado numérico, né? E lembre também que o NumLock deve está ativado, ok? E que os comandos variam de jogo para jogo? É isso aí. Play the game. :mrgreen: :mrgreen:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fim da 2° parte. Continua....
Editado pela última vez por Piga em 15 Fev 2009, 17:21, em um Total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Piga
 
Mensagens: 892
Registrado em: 18 Mar 2008, 23:23

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Piga » 14 Fev 2009, 16:30

Reservado.
Imagem
Avatar do usuário
Piga
 
Mensagens: 892
Registrado em: 18 Mar 2008, 23:23

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Piga » 14 Fev 2009, 16:30

Reservado.
Imagem
Avatar do usuário
Piga
 
Mensagens: 892
Registrado em: 18 Mar 2008, 23:23

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Piga » 14 Fev 2009, 16:31

Reservado.
Imagem
Avatar do usuário
Piga
 
Mensagens: 892
Registrado em: 18 Mar 2008, 23:23

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Piga » 14 Fev 2009, 16:31

Reservado.
Imagem
Avatar do usuário
Piga
 
Mensagens: 892
Registrado em: 18 Mar 2008, 23:23

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Goro's Lair » 14 Fev 2009, 17:47

Piga, meus parabéns!

O tutorial está ficando excelente! Vou procurar pela net as kickstart roms que faltam para complementar o tutorial e, depois, disponibilizo um link atualizado.

Obviamente que pretendo colocar o tutorial no site, mas vou esperar pela conclusão do mesmo, onde mesclarei sua análise sobre o console + fotos para entrar nos tutoriais do Retrobits. Afinal, o contéudo ficará maravilhoso, tenho certeza!

Continue este belo trabalho!

Abraços!
Aos fortes, a Vitória!
Aos fracos ... o esquecimento!

:nes: :snes: :x68k
Avatar do usuário
Goro's Lair
 
Mensagens: 521
Registrado em: 25 Jul 2007, 21:32
Localização: Vila Velha (ES)

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Piga » 14 Fev 2009, 20:43

Goro's Lair escreveu:Piga, meus parabéns!

O tutorial está ficando excelente! Vou procurar pela net as kickstart roms que faltam para complementar o tutorial e, depois, disponibilizo um link atualizado.

Obviamente que pretendo colocar o tutorial no site, mas vou esperar pela conclusão do mesmo, onde mesclarei sua análise sobre o console + fotos para entrar nos tutoriais do Retrobits. Afinal, o contéudo ficará maravilhoso, tenho certeza!

Continue este belo trabalho!

Abraços!


Obrigado Gorão. Gostaria de aproveitar e pedir para algum Administrador/moderador do fórum colocasse este tutorial fixo como os demais. Estou preparando agora a parte da emulação do amiga cd32. Abraços!! :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Piga
 
Mensagens: 892
Registrado em: 18 Mar 2008, 23:23

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Boca-Fox » 16 Fev 2009, 16:39

Fixado.
Imagem
Imagem
"OS MELHORES JOGOS SOBREVIVERÃO PARA SEMPRE"
Alexey Pajitnov - Inventor do TETRIS
http://williampinheiro482.blogspot.com/
Avatar do usuário
Boca-Fox
Site Admin
 
Mensagens: 1354
Registrado em: 24 Jul 2007, 19:38
Localização: Cerquilho - SP

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Piga » 16 Fev 2009, 17:11

Boca-Fox escreveu:Fixado.


Obrigado Boca!!! :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Piga
 
Mensagens: 892
Registrado em: 18 Mar 2008, 23:23

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Fecker » 17 Fev 2009, 09:22

08:22 horas
Piga, cara, não sei o que dizer amigo.
Eu fui um dos que estava esperando muito por isso...
Tive muita dificuldade pra emular esse danado :oops:
E bem que vc falou, vc postou no dia 14 mesmo, vc é bom cara!!
:lol:
Dei uma lida por cima, estou no serviço, quero ler com mais calma, mas vi muitas figuras, tudo muito bem explicadinho, cara, está maravilhoso.

Muito obrigado mesmo pela sua força de vontade e empenho, valeu!!!
:D

EDIT:
13:06 horas
Consegui emular os joguinhos que você passou, puxa Piga, estava fazendo errado várias coisas.
Muito bom o site GameTronik, não conhecia também, já vou pegar uns jogos lá.

Gostaria de saber como funciona o esquema de Saves/Loads States, quais teclas de atalho para salvar e carregar, ou senão como chego lá pelo mouse, ok!?!

Outra coisa que não entendi muito bem é como eu configuro os botões do teclado, só existem essas pré-configurações já montadas?
Não existe uma janelinha onde eu escolho quais botões do teclado eu vou querer para o Start, Jump, Fire, etc??
"O orgulho precede a queda"
- Bíblia Sagrada, Provérbios 16, 18
Avatar do usuário
Fecker
 
Mensagens: 58
Registrado em: 07 Ago 2007, 18:26

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Piga » 27 Mar 2009, 15:21

Fecker escreveu:Gostaria de saber como funciona o esquema de Saves/Loads States, quais teclas de atalho para salvar e carregar, ou senão como chego lá pelo mouse, ok!?!

Outra coisa que não entendi muito bem é como eu configuro os botões do teclado, só existem essas pré-configurações já montadas?
Não existe uma janelinha onde eu escolho quais botões do teclado eu vou querer para o Start, Jump, Fire, etc??


Fala Fecker!!! O save/load states nesta versão tá bugado, não funciona direito. Quanto a configurações de teclado, não é possivel alterá-las tb. Tem que se usar estas pré-configuradas. Um modo de contornar isso é usando o JoyToKey (ou seria KeyToJoy :?: ) mas não posso te dar mais detalhes, pois nunca usei este prog, uma vez que não tenho joystic. Abraços! :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Piga
 
Mensagens: 892
Registrado em: 18 Mar 2008, 23:23

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Hayato » 14 Jan 2010, 02:29

Muito bom tutorial cara parabens.


eu estou com um problema aqui para abrir o CD rom, da aquela vinheta da bios e tudo mas depois entra uma porcaria de tela com um chave.

O que e isso?
Imagem
Avatar do usuário
Hayato
 
Mensagens: 15
Registrado em: 06 Dez 2008, 12:35

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Piga » 14 Jan 2010, 16:32

Fala Hyato. Que jogo vc está tentando rodar? E de onde vc baixou a ISO? Nunca ví essa tela antes, mas está parecendo que a ISO é protegida, ou seja vc tem que digitar um código, porém nunca ví disso em CD pro Amiga CD 32. Vc consegue fazer alguma coisa nessa tela, ou ela trava?

Falow!!! :mrgreen:
Imagem
Avatar do usuário
Piga
 
Mensagens: 892
Registrado em: 18 Mar 2008, 23:23

Re: [Tutorial] Emulando o Amiga, por Piga

Mensagempor Hayato » 14 Jan 2010, 22:10

Opa não esperava resposta tão rápido, valeu pela atenção Piga ;) e mais uma vez parabéns pelo tutorial.

Cara o jogo e OneScapee e eu baixei no emule, rsrs( ainda não tomei vergonha na cara com esse emule), e nessa tela ai não consigo mexer em nada, apenas tiro a chave e ai volta a carregar a vinheta com aquele CD, e se eu aperto o botão do mouse volta de novo para essa tela da chave. Agora eu descobri que apertando o Shift entra em uma tela de escolha de linguagem mas também não sai disso, fico preso nessas duas telas. :oops:
Imagem
Avatar do usuário
Hayato
 
Mensagens: 15
Registrado em: 06 Dez 2008, 12:35

Próximo

Voltar para Emulação em geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


cron