Qual o melhor emulador de arcade depois do MAME?

Emulação em geral, Arcade, Caseiros, Portáteis, Pimbals, Tutoriais, etc.

Moderadores: orakio_rob, Goro's Lair, Sabat

Qual o melhor emulador de arcade depois do MAME?

Mensagempor ismaiden666 » 14 Mar 2010, 03:53

O 1º game que emulei na vida foi o Cadillacs And Dinosaurs num emulador chamado Callus e o jogo ainda ficou sem som, isso foi a alguns anos atrás. Depois daquela vez nunca + mexi num emulador de arcade, apenas de outros consoles, ou melhor dizendo, no ano passado até tentei usar o MAME com a ajuda de uns tutoriais mas não fiz o bicho funcionar, fiquei "traumatizado".

Vou tentar usar o MAME novamente mas gostaria de saber se existe outro emulador alternativo a ele, que seja bom tbm e não deixe a desejar. O importante é claro é que emule os jogos do melhor jeito possível mas que não seja um emulador cheio de frescuras como eu acho que o MAME é.

E aproveitanto o assunto.... Estava lendo num tópico aqui do fórum que quando é lançada um nova versão do MAME é preciso atualizar as roms, ou seja, pra cada nova versão do MAME que eu for usar vou ter que copiar novas roms novamente pra elas rodarem nesta nova versão? Como isso funciona?
:snes: :ps2: :x68k HEAVY METAL IS THE LAW!!!
ismaiden666

Re: Qual o melhor emulador de arcade depois do MAME?

Mensagempor Boca-Fox » 14 Mar 2010, 13:52

Fala Ismaiden.

Rapaz, as alternativas não são boas, tem os multi emuladores, de CPS3, CPS2, CPS1 e Neo Geo, o famoso Winkawaks, Final Burn, porém, um emulador que dê o suporte a tantas placas de arcade como o Mame, não existe.

O Mame não é cheio de frescuras, apesar dele possuir uma gama de configurações absurda, com poucos cliques, você faz ele funcionar sem problemas, a não ser que você queria algo mais requintado ou usar todos os recursos, aí é preciso mexer em muita coisa, mas para simplesmente rodar os games e configurar seu joystick, é simples.

O grande problema que as pessoas tem com o Mame, é a parte de roms, essa é a coisa realmente chata dele.

Mas vamos ao emulador primeiro, eu recomendo, você baixar uma versão boa, recomendo a "Plus Plus 0.119" ou a "Plus 0.136U", o Goro se não me engano gosta muito da versão Fast Mame, que também é exelente.

Pois bem, baixe a plus plus 0.119, descompacte e execute ela, você vai ver a seguinte tela:

119_01.jpg
119_01.jpg (65.55 KIB) Exibido 13676 vezes

Aí está ele sem configuração alguma, ele mostra todas as roms ao qual o emulador dá suporte, porém, nenhuma está funcionando, pois você não as tem ou se tem, ainda não configurou a pasta correta, pois quando você descompacta o emulador, ele não acha a pasta sózinho, o que temos que fazer pra que ele rode seus jogos? Somente configurar a pasta de roms, seguindo o seguinte caminho:

OPTION > DIRECTORIES

Vai abrir a seguinte tela, clique em BROWSE... e depois navegue até a pasta onde você instalou seu emulador e localize a pasta ROMS que o próprio emulador criou após ser executado pela primeira vez.

119_02.jpg
119_02.jpg (69.68 KIB) Exibido 13651 vezes

O emulador, vai fazer uma varredura para reconhecer as roms, mas como você não tem nenhuma, vai continuar da mesma maneira. Eu baixei todas as versões atuais do Cadillac's and Dinossaurs, só pra te dar de exemplo, veja quais são:

119_03.jpg
119_03.jpg (3.17 KIB) Exibido 13638 vezes

Baixei elas, coloquei na pasta ROMS do emulador e apertei F5, para que ele rechecar minhas roms, veja só quais ele achou:

119_04.jpg
119_04.jpg (21.67 KIB) Exibido 13633 vezes

Observe, que o emulador só reconheceu 3 das 7 variações deste jogo, o que são estas variações, são modificações em relação a rom original que é a versão World, verifique na terceira colona que tem o nome de "Clone of", que todas as outras necessitam da rom World para que elas funcionem, nestas variações, temos geralmente configurações de região, por exemplo, na versão japonesa, eles adicionam o idioma japonês, em outras podem por exemplo, mudar a cor do sangue pra verde ou branco, como aconteceu em Mortal Kombat, onde alguns países não aceitaram a cor do sangue como vermelho, ou derrepente, podem mudar algum personagem, como acontece em Final Fight, ou mesmo em Final Fight, onde nos banheiros de uma das fases, tem pichada a palavra Beer (cerveja) e em uma das versões a palavra foi alterada para Milk (leite), tudo isso para adequar o jogo a realidade ou normas de um país ou região. Geralmente é pra isso que existem as clones, mas tendo a rom principal e ela te agrandando, todas as outras são dispensáveis, mas rom Street Fighter Alpha 2 por exemplo, temos a rom com a modificação do idioma português usado no Brasil, assim como acontece com a Alpha 3, Marvel VS. Street Fighter entre outras, aí, seria interessante além da rom World, termos também a clone com a modificação do nosso idioma, é tudo uma questão de gosto:

119_05.jpg
119_05.jpg (45.51 KIB) Exibido 13637 vezes

Bom voltando, se a rom world te agrada, baixe somente ela, coloque na pasta de roms, aperte F5 com o emulador aberto e ele vai achar a rom pra você, lembrando que, você não pode modificar a rom em nada, não pode descompactar, mudar sua extenção, seu nome, se a rom for modificada, o emulador não reconhece.

Agora vamos ao detalhe de o porque meu emulador não reconheceu todas as versões do Cadillacs, se eu baixei todas? Bom, certamente, eu baixei as versões mais recentes das roms e houveram modificações nelas internamente e só funcionarão em versão mais recentes do emulador, cabe a você decidir se a rom principal serve pra você ou não, caso não sirva, ou você baixa outra versão do emulador, ou você usa uma ferramenta que corrige estes arquivos da rom, ferramenta como a " ClrMAME Pro" ou " RomCenter" que são os dois mais usados por quem fuça nestas coisas, se tiver curiosidade de mexer nisso, procure por tutoriais na internet, não é difícil, mas exige tempo e paciência.

Agora veja um caso muito interessante na imagem abaixo:

119_06.jpg
119_06.jpg (11.6 KIB) Exibido 13628 vezes

Este jogo é bem conhecido pela galera saudosista e considerado um super clássico, divertidíssimo, The Simpsons "Arcade Game".

Qual o grande lance deste game? Jogar de 4 players simultaneamente, porém, se você quiser fazer isso, além da rom principal, terá que baixar a rom clone que oeferece este recurso, veja na imagem, que a ultima rom somente tem esta opção e isso acontece em diversos outros games multiplayers, como Sunset Riders, Captain Comando.

Quanto a trocar de emulador toda vez que sai uma atualização, acho que não vale a pena. Pode acontecer de sair uma versão que começou a emular um jogo que vocÊ tá querendo muito jogar, basta simplesmente você baixar a versão atual e somente aquele game pra ela e continuar com a sua antiga.

Outra coisa muito importante, algumas placas de arcade, para que o Mame possa rodar os jogos delas, você tem que ter a BIOS destas placas também. é o caso dos jogos de Neo Geo. A regra de não se alterar as roms, serve também pras bios, basta baixar e deixar na pasta onde ficam suas roms, sem nenhuma frescura adicional.

No site http://www.gametronik.com tem um set completo de todas as bios usadas no Mame, baixe e descompacte o pacote dentro da pasta de roms.

Link com o pacote de bios: http://www.gametronik.com/site/dl.php?f ... r&mirror=2

Só mais uma coisa, uma configuração que acho interessante, com o emulador aberto, use CTRL+F, vai abrir uma janela onde você vai selecionar um filtro, você pode configurar à sua maneira, mas eu desabilito as roms que eu não tenho e as roms que não estão funcionando, aí ele só mostra o que você realmente pode usar, veja:

119_07.jpg
119_07.jpg (26.53 KIB) Exibido 13620 vezes

Espero que tenha esclarecido, se tiver mais dúvidas, poste aí.

Abraço!
Imagem
Imagem
"OS MELHORES JOGOS SOBREVIVERÃO PARA SEMPRE"
Alexey Pajitnov - Inventor do TETRIS
http://williampinheiro482.blogspot.com/
Boca-Fox
Site Admin

Mensagempor ismaiden666 » 15 Mar 2010, 01:58

Caramba!!!.... Muito obrigado Boca-Fox! Além de tirar minhas dúvidas vc postou um tutorial bem bacana, vlw mesmo!

Vou tirar um tempinho esta semana pra por o danado do MAME pra funcionar, qualquér dúvida eu coloco aqui.

FLW!!!
ismaiden666

Mensagempor Boca-Fox » 15 Mar 2010, 19:34

Putz, to vendo aqui do monitor do trabalho, que é de 17" em 1024x768, a barra de rolagem horizontal estoura, que merda, é que em casa uso uma resolução muito alta e eu fiz de lá.

Vou ver se arrumo depois.

Falow.
Imagem
Imagem
Boca-Fox
Site Admin

Mensagempor Edi (FZ2D) » 16 Mar 2010, 00:12

Achei um ótimo emulador de Naomi chamado Makaron. O emulador é perfeito mas queria emular Naomi no próprio MAME. Mas esse negócio de CHDs achei meio complicado :(
ImagemImagem
Edi (FZ2D)

Mensagempor ismaiden666 » 16 Mar 2010, 03:26

Consegui! Fiz o Mame funcionar!

Estou usando o Plus 0.137 junto com aquele pacotão de BIOS. Eu estranhei esse pacote com todas as BIOS pq quando fui descompactar ele só extraiu um arquivo estranho então resolvi deixar compactado mesmo e joguei ele lá na pasta das roms, parece que funcionou.

Testei a rom do Cadillacs And Dinosaurs que baixei no site GameTronik. Rodou blz, porém.... o jogo está mudo, sem som. Nas configuraçãoes de som parece estar td ok e nas propriedades de som do meu PC tbm está td normal. Chiiiii..... só me faltava essa agora..... não sei o que fazer.
ismaiden666

Mensagempor Goro's Lair » 16 Mar 2010, 11:32

ismaiden666,

os pacotes mais atuais das bios você encontra nesta página: http://www.mamechannel.it/pages/bios.php

OBS: você pode optar por baixar o pacote por completo (daí, descompacte-o na pasta roms - apenas o pacote, não as bios) ou uma a uma, lembrando -> baixe as oficiais e as não oficiais.

Para saber se deu certo, abra o emulador e veja esta janela:

Imagem

Abra-a e veja se está faltando alguma ROM/BIOS (verde = ok, vermelho = Não funciona, mas está lá, cinza = você não tem ou o emulador não reconheceu).

Para maiores informações, além das dicas do Boca-Fox, recomendo que você leia o tutorial que ele fez para poder aproveitar ao máximo o emulador:

http://www.retrobits.com.br/tutoriais/e ... com-o-mame

Quanto ao som, posso afirmar que é a sua placa de áudio ou a configuração do seu PC. Para isso, recomendo você ir ao Painel de controle e tornar a sua placa de áudio (caso seja off-board), o dispositivo padrão para entrada/sáida. Ou reinstalar a mesma e/ou atualizar os drivers.

Edi (FZ2D) escreveu:queria emular Naomi no próprio MAME. Mas esse negócio de CHDs achei meio complicado :(

Rapaz, não há dificuldade quanto a isso! O procedimento resume-se a:

Baixar a Rom (normalmente pequena) e baixar o CHD (normalmente, enorme)!

A Rom, baixe-a na pasta roms e CHD, baixe-a na pasta roms ou na pasta CHD.

Ex: Killer Instinct (o jogo) possui os seguintes arquivos:

Rom: kinst.zip (compactada pelo winzip ou 7zip, pelo winrar o emulador não reconhece)
CHD: kinst.chd

Baixe as duas, salve-as nas pastas específicas e dê as coordenadas para o emulador as encontrar (lembrando que alguns jogos requerem Bios, ok?).

Todas essas explicações e outras mais podem ser encontradas aqui:
http://www.retrobits.com.br/tutoriais/e ... com-o-mame

Abraços e boa sorte,
Goro.

PS: Caro Boca-Fox, as versões que uso do Mame são 32PLUS e 32FX (para os jogos mais atuais) e a 32 Plus! Plus (0.119, não possui mais atualizações) para jogatinas on-line!
Aos fortes, a Vitória!
Aos fracos ... o esquecimento!

:nes: :snes: :x68k
Goro's Lair

Mensagempor Boca-Fox » 16 Mar 2010, 13:19

@Goro

Pois é, eu sabia que era alguma coisa com "F" então o que me veio à cabeça foi o Fast Mame, mas é o FX, valeu pelo esclarecimento.

Abraço.
Imagem
Imagem
Boca-Fox
Site Admin

Mensagempor ismaiden666 » 18 Mar 2010, 00:13

Testei tbm o Mame FX e gostei muito dele por ter uma interface + limpa e organizada, vou ficar com ele no lugar do Plus.

O único problema agora é que os jogos ficam sem som, tanto no Mame Plus quanto no FX. Uso o audio onboard da placa mãe que é uma ASUS P5LD2 SE e o controlador de som é o SoundMAX. Eu atualizei os drivers mas não resolveu, isso é muito estranho. O som em outros aplicativos como os demais emuladores e players está normal.

Meu PC é um Dual Core 3.2, 2 GB RAM, Placa de vídeo GeForce 6500 256MB.

Um detalhe; As roms que eu testei foram baixadas do site GameTronik. Na descrição das roms aparece uma versão + antiga do Mame. O som não está saindo talvez pq eu devo atualizar a rom para a nova versão do Mame como vcs explicaram aí encima?
ismaiden666

Mensagempor Goro's Lair » 18 Mar 2010, 10:37

Caro ismaiden666, faça o seguinte:

Clique sobre a rom com o botão direito do Mouse e vá em Properties / Sound (ou som como na tradução da versão da foto abaixo). Observe a figura e veja se o cursor de “atenuação de volume” está totalmente à direita (no máximo).

Imagem

Pode ser que, quando você tenha mexido no emulador, algumas informações ficaram gravadas no registro do PC e o mesmo as tenha colocado como configuração padrão dessa nova versão do MAME. Parece loucura, mas isso acontece à vezes.

Como mencionei anteriormente, vá em Iniciar / configurações / painel de controle / sons e dispositivos de áudio e, dentro dele, vá em:

Áudio
Reprodução de Som (dispositivo padrão)= veja se está como SoundMax (que é a sua placa), caso não esteja marcado nada, marque essa opção;

Gravação de Som (dispositivo padrão)= veja se está como SoundMax (que é a sua placa), caso não esteja marcado nada, marque essa opção;

Reprodução de Música MIDI (dispositivo padrão)= veja se há alguma opção como SoundMAX (que é a sua placa) MIDI e marque-a;

Por fim, o MAME funciona com o DirectX, portanto, algumas recomendações:

Caso esteja com o Windows XP (atualize-o para o Service Pack 2) ou Vista, faça os seguintes downloads (obrigatórios para o bom funcionamento em ambos os sistemas operacionais):

DirectX -> Obrigatório.

DirectX 9.0.c -> Atualização Obrigatória.

Abraços e boa sorte!
Goro.
Aos fortes, a Vitória!

Goro's Lair

Mensagempor ismaiden666 » 21 Mar 2010, 02:39

Está td, realmente td ok. Inclusive os testes de som no Dxdiag não apresentaram nenhum problema. Testei várias roms já.

Isso é muito bizarro... como pode o meu Mame não ter som! Só pode ser praga. :cry:
ismaiden666

Mensagempor elcioch » 10 Mai 2010, 16:10

ola! éstive lendo este topico e me veio o vontade de perguntar qual é o ultimo mame lançado? e aonde acho esse mame plus plus 0.119?
penso que as novas versões pode me ajudar a fazer funcionar alguns rom que não vingou até hoje. que apesar de já ter pego em varios saites.
e alguns com chd e mesmo assim... falando de chd, uma coisa que acho que falto disser que é aconselhavel criar uma pasta para cada arquivo chd antes de colar e descompactar pois como eles tem o mesmo nome do rom do daquele game o pc vai perguntar se desseja substituir os arquivos o que não é uma boa ideia!
hoje mesmo aqui no retro li algo sobre bios e cliquie no link para pegar esse pacote. se não for um novo mame talves isso resolva o my problem!
obrigado!
elcioch

Mensagempor ismaiden666 » 10 Mai 2010, 23:15

Aeee....

Esse é o site oficial do MAME
http://mamedev.org

Este é o site do MAME Plus!
http://mameicons.free.fr/mame32p

Este site é do MAME FX
http://mame32fx.altervista.org

Neste outro vc encontra um pacote com todas as BIOs
http://www.emuasylum.com/index.php?page ... ystem=MAME

E na minha opinião este é o melhor site pra baixar roms de arcades
http://www.gametronik.com

Espero que isso ajude.

Flwww
ismaiden666

Mensagempor Goro's Lair » 11 Mai 2010, 22:44

elcioch escreveu:ola! éstive lendo este topico e me veio o vontade de perguntar qual é o ultimo mame lançado? e aonde acho esse mame plus plus 0.119?

Site do Kaillera -> http://www.kaillera.com
Mame32 Plus! Plus (diferente do Plus, pois esta pode-se jogar on-line e parou na 0.119) -> http://www.kaillera.com/files/mameppk_b ... 070914.zip

OBS: para as versões atualizadas do emulador recomendo estes dois sites:

Mame32 Plus -> http://mameicons.free.fr/mame32p/
Mame32FX -> http://mame32fx.altervista.org/home.htm

Abraços e boa sorte!

Goro.
Aos fortes, a Vitória!

Goro's Lair

Mensagempor elcioch » 14 Mai 2010, 16:56

caraca meu! fui no saites indicado para pegar esse mame plus ou fx. mas fiquei totalmente confuso em saber como pegar algo e se o que eu abaixei é o tal mame plus!
mas valeu!
(seria bom se esses saites deixa-sem mais claro o arquivoa disponivel para abaixar e um botão exclusivo para download)
elcioch

Voltar para Emulação em geral