Atualize seu MAME por Completo

Emulação em geral, Arcade, Caseiros, Portáteis, Pimbals, Tutoriais, etc.

Moderadores: orakio_rob, Goro's Lair, Sabat

Atualize seu MAME por Completo

Mensagempor PREDAS » 03 Ago 2007, 09:00

Atualize seu MAME por completo galera...estou fazendo aqui e achei super interessante para quem nao conhece

Como atualizar as roms do mame automaticamente pela internet via bittorrent

Introdução

A idéia é ter uma maneira de atualizar as roms do mame mais facilmente a cada nova versão do emulador, e não precisar ficar pegando uma por uma manualmente na internet. Para tanto criaram ferramentas que administram as roms de modo que todas as pessoas tenham os mesmos arquivos, facilitando assim a troca dos arquivos.

Aqui vamos mostrar passo-a-passo como atualizar suas roms para o última versão do mame, quanto mais roms você já tiver menos vai precisar baixar (logicamente).

1- Ferramentas Necessárias

Mame padrão

Clrmame

TorrentZip

Bitornado (ou outro cliente bittorrent)

2 - Auditando suas roms

Primeiramente deve-se auditar as roms que você tem, isto é, verificar se as roms que você tem estão corretas (nome, crc, etc..), e quais roms estão faltando. Para isso usamos o Clrmame. Depois de instalar, crie um profile:

Imagem

Em executable, aponte para o mame.exe da versão que você quer verificar as roms, em description um nome qualquer. Clique OK.

Selecione o profile recém criado e clique em LOAD. Aparecerá a seguinte tela:

Imagem

[img]Clique%20em%20SETTINGS,%20e%20após%20em%20ADD,%20então%20selecione%20a%20pasta%20onde%20estão%20suas%20roms:[/img]

Imagem

Dê OK e volte para a tela principal do programa, agora clique em SCANNER:

Imagem

Configure como a imagem acima e clique em SCAN. O programa vai escanear todas as suas roms e tentar consertar as que estiverem com nome errado ou fora de lugar, ao final vai gerar um relatório como esse:

Imagem

Nele indica quantas roms estão faltando e as correções que foram feitas. Quanto mais certas estiverem as roms menos você terá de baixar via bittorrent.

3 - Torrentzip - Recompactando as roms.

Quando se compacta a rom para zip, dependendo do grau de compactação, geram-se arquivos ligeiramente diferentes no tamanho e crc, para uniformizar isso e permitir que o compartilhamento das roms seja universal, criaram o torrentzip, que vai recompactar todas as suas roms de modo que o bittorent reconheça na hora de baixar e não tente fazer o download novamente.

Após baixar o programa, descompacte na mesma pasta das suas roms.

Abra o prompt do dos (no windows xp: Iniciar, Executar, digite cmd, enter) mude para o diretório onde estão as roms:

Imagem

Agora digite o comando: "trrntzip ." (o ponto indica para o programa procurar as roms no diretório atual).

Vai demorar um tempo até finalizar, dependendo do número de roms que você tem, e da velocidade do computador.

No meu AMD Athlon64 3000+ demorou cerca de 3 horas e meia! Más esse procedimento só precisa ser feito uma vez, nas próximas atualizações de roms elas já estarão certas. Ao final o programa vai gerar um relatório como este:

[2005/07/25 - 23:56:37] Execution time 3 hours 36 mins 14 secs
[2005/07/25 - 23:56:37] Checked 5680 zip files.
[2005/07/25 - 23:56:37] 5680 files were successfully rezipped.

4 - Baixando as roms que faltam.
Primeiramente deve-se baixar o .torrent que o pessoal usa pra atualizar as roms, recomendo a deste site: torrent.mametitles.co.uk, é preciso se registrar, más vale a pena.. tem roms para vários consoles além de artworks diversos.

Depois de instalar o Bittornado (ou outro cliente bittorrent de sua preferência), carregue o .torrent que tem todas as roms do mame e mande baixar na pasta das suas roms, ele vai verificar as roms que você já tem e mostrar a porcentagem:

Imagem

Veja que no meu caso, 97,9% das roms já estão ok, então o programa só vai baixar os 2,1% que faltam. Quando acabar de baixar:

Imagem

Download Suceeded!!

5 - Verificando se está mesmo completo.

Para verificar se a sua coleção de roms está mesmo completa é só rodar o SCANNER do Clrmame novamente e veja o resultado:

Imagem

Missing Sets, Missing roms, tudo zerado! Parabéns você completou sua coleção de jogos do MAME!

Nas próximas atualizações do emulador basta baixar o novo torrent e mandar baixar em cima da pasta com as roms antigas, só serão baixadas as roms novas. Não é necessário recompactar tudo novamente. Boa Diversão!

ESPERO QUE GOSTEM
ABS
PREDAS :-P
PREDAS
Colaborador

Re: Atualize seu MAME por Completo

Mensagempor Goro's Lair » 03 Ago 2007, 09:12

É isso aí, Predas!

Valeu pela contribuição e seja bem-vindo ao Retrobits!

Aqui, com certeza, as contribuições de todos os usuários serão mais valorizadas e servirão de apoio técnico para os proximos membros!

Forte abraço e tudo de bom!
Aos fortes, a Vitória!
Aos fracos ... o esquecimento!

:nes: :snes: :x68k
Goro's Lair

Mensagempor PREDAS » 06 Ago 2007, 15:50

Goro's Lair escreveu:É isso aí, Predas!

Valeu pela contribuição e seja bem-vindo ao Retrobits!

Aqui, com certeza, as contribuições de todos os usuários serão mais valorizadas e servirão de apoio técnico para os proximos membros!

Forte abraço e tudo de bom!

Opa..vlw grande amigo Goro...
obrigado pelo bem vindo e no que precisar estou ai
abs
PREDAS :wink:
Nintendo 8bits Forever :nes:
Sim...PREDAS = PREDADOR =P
PREDAS
Colaborador

Mensagempor Piga » 22 Jul 2008, 11:01

Predas, cadê as imagens que vc cita aí????? :D
Imagem
Piga

Mensagempor Alexandre_Metal » 22 Jul 2008, 13:29

:cry: Uma pena eu não ter espaço nos meus HD's para completar minha romset :cry: :cry: :cry:

Será que há alguma boa alma para me vender a romset do MAME em DVD? :D
PSN ID: DEC-UCM
Xbox Live ID: DECUCM
Steam ID: Alexandre_Metal

:ps3: :x360: :wii: :psp: :gbasp: :xbox2: :gc2: :ps2: :dc1: :n64: :saturn1: :psx: :segacd: :snes: :sfamicom: :ngaes: :md: :sms: :nes: :famicom1: :a2600:
Alexandre_Metal

Mensagempor Boca-Fox » 22 Jul 2008, 13:35

Alexandre_Metal escreveu::cry: Uma pena eu não ter espaço nos meus HD's para completar minha romset :cry: :cry: :cry:

Será que há alguma boa alma para me vender a romset do MAME em DVD? :D

Passa seu endereço, me procura no msn que eu te envio cabeção.

Falow.
Imagem
Imagem
"OS MELHORES JOGOS SOBREVIVERÃO PARA SEMPRE"
Alexey Pajitnov - Inventor do TETRIS
http://williampinheiro482.blogspot.com/
Boca-Fox
Site Admin

Mensagempor Alexandre_Metal » 22 Jul 2008, 13:46

Boca-Fox escreveu:Passa seu endereço, me procura no msn que eu te envio cabeção.

Falow.

EMEPÊ enviada :lol:

Valeu
PSN ID: DEC-UCM
Xbox Live ID: DECUCM
Steam ID: Alexandre_Metal

:ps3: :x360: :wii: :psp: :gbasp: :xbox2: :gc2: :ps2: :dc1: :n64: :saturn1: :psx: :segacd: :snes: :sfamicom: :ngaes: :md: :sms: :nes: :famicom1: :a2600:
Alexandre_Metal

Mensagempor ernestorp » 20 Jan 2010, 10:59

Amigo. Muito interessante o tutorial porém, não consigo ver as imagens. Tem ele em PDF? Abraços!
ernestorp

Mensagempor Goro's Lair » 20 Jan 2010, 12:05

ernestorp escreveu:Amigo. Muito interessante o tutorial porém, não consigo ver as imagens. Tem ele em PDF? Abraços!

ernestorp, aqui está o link atualizado do tutorial (com imagens):

http://www.retrobits.com.br/tutoriais/a ... r-completo

Abraços,
Goro.
Aos fortes, a Vitória!
Aos fracos ... o esquecimento!

:nes: :snes: :x68k
Goro's Lair

Mensagempor ernestorp » 20 Jan 2010, 13:44

Goro's Lair escreveu:
ernestorp escreveu:Amigo. Muito interessante o tutorial porém, não consigo ver as imagens. Tem ele em PDF? Abraços!

ernestorp, aqui está o link atualizado do tutorial (com imagens):

http://www.retrobits.com.br/tutoriais/a ... r-completo

Abraços,
Goro.

Obrigado Goro´s!!!!!! XD
ernestorp

Voltar para Emulação em geral