Söldner-X e Söldner-X 2: Análise

Atualize-se! Venha saber um pouco das novas gerações de Video Games.

Moderadores: orakio_rob, Goro's Lair, Sabat

Söldner-X e Söldner-X 2: Análise

Mensagempor Kobayashi » 31 Jul 2010, 10:41

Bem, amigos, deixarei aqui minhas considerações pessoais sobre este dois títulos da PSN representantes do gênero shmup na atual geração de consoles.

Uma observação inicial interessante é que ambos os games foram desenvolvidos por uma developer chamada SideQuest Studios e distribuídos pela Eastasiasoft (lendo este nome de forma rápida não parece nada demais, mas reparando com maior atenção, percebemos o seguinte: East-Asia-Soft, ou seja Leste-Asia-Software) e, de fato, os caras são asiáticos e ninguém mais ninguém menos que a turma da PlayAsia, o conhecido site que vende games e acessórios com sede em Hong Kong, China (olha o anúncio deles falando a respeito de Söldner-X aqui. )

Ok, feita esta observação vou começar a falar do primeiro da série:

Söldner-X: Himmelsstürmer (PSN e PC):

Imagem

A primeira coisa que me chamou atenção neste game foi o sub-título Himmelsstürmer. Pensei: qual o signficado desta palavra ? Depois que baixei o game e fui jogar, vi que logo na primeira tela aparece uma explicação dizendo que trata-se de uma expressão alemã que em inglês corresponderia a "charging the sky"(traduzindo ao pé da letra seria "carregando o céu").

Söldner-X: Himmelsstürmer é um shmup horizontal cujo objetivo (e de 99% dos shmups) é salvar o mundo e, nesta tarefa, você terá de aniquilar milhares e milhares de inimigos (e não estou exagerando quando digo que são milhares, pois são milhares mesmo).

- HISTÓRIA: até que é bacaninha e exibida através de belas telas estásticas, porém a narradora tem uma voz muito estranha (eu é que não casaria com uma mulher destas. ). Em resumo, a história é a seguinte:

No futuro, no planeta Conceyta, uma estranha força desconhecida começou a combinar tecnologia com tecidos orgânicos, dando origem a estranhos seres. Esta força, no entanto, não tem o objetivo de conquistar nada,tratando-se simplesmente de um tipo de infecção (um vírus) que ameaça a galáxia, pois tudo que é tocado por esta força acaba sendo infectado e transformado em estranhas criaturas. Somente um protótipo de nave criada no planeta Terra de nome Söldner-X poderá poderá salvar a galáxia da destruição iminente ...

- GRÁFICOS: Falando de forma objetiva são bem bonitos e rodam a 720p. Como imagens valem mais que palavras, aí vaí:

Imagem


Imagem


- SOM: Curti a trilha sonora do game e a considero bem trabalhada e gostosa de ouvir. Os demais sons do tipo explosões, tiros e etc são de boa qualidade também.

- JOGABILIDADE: Com relação à jogabilidade já vi alguns colegas criticando-a, como também vi outros elogiando-a.

Particularmente, no início eu estranhei bastante. Pensei: " mas que doidera este sistema de chain ", mas, depois que me acostumei, considero-a bem legal e divertida.

Sua nave Söldner-X dispõe de um arsenal total de cinco armas, sendo que algumas delas (como, por exemplo, o lança chamas) só serão liberadas nos estágios (mundos) mais avançados. Os dois primeiros tipos de armas, disponíveis desde o início do game, se recarregam automaticamente quando você interrompe o uso, já as outras armas não são recarregáveis e uma vez que elas descarregarem você só poderá ativá-las novamente quando coletar o item referente a elas.

Os controles do game são muito bons, tanto com o analógico quanto o digital. Eu, particularmente, gosto de jogar mais com o analógico que responde de forma bem suave aos movimentos.

O jogo tem uma pancada de itens que devem ser coletados e que possuem várias funções. Estes itens vão sendo liberados à medida que certos inimigos são destruídos ou quando são completadas chains. Uma boa parte destes itens é composta de powerups que são muito importantes para aperfeiçoar o armamento das naves. Outros itens tem por finalidade melhorar a pontuação ou conferir certas habilidades especiais (como bomba, escudo temporário e etc). Existem certos itens especiais como as chaves que além de importantes para a pontuação são fundamentais para se ter acesso ao quinto e último mundo do game (que inicialmente aparece desabilitado).

As chains também são uma parte importante do game, pois ao completá-las determinados powerups vão sendo liberados, além disso, quanto mais chains você fizer maior será sua pontuação e também influenciará no seu ranking no final do estágio. As notas dos rankings são S (ultimate), A (excelente), B (impressionante), C (bom), D (na média) e E (pobre).

Sobre a dificuldade, você pode selecioná-las no menu de opções desde o nível beginner (iniciante) ao nightmare (pesadelo). Alguns mundos considero fáceis, outros como o segundo mundo em que você deve desviar dos cenários e tal a dificuldade é boa (quando digo boa estou querendo dizer que possui um bom nível de desafio).

- REPLAY: o ranking online te motiva a melhorar sua colocação, sem falar que pegar todas as chaves que habilitam o último mundo é uma tarefa bastante árdua. Para os caçadores de troféus, uma boa notícia, pois o game possui um total de 13 troféus.

- NOTA: 8,1

Fiz vídeos dos três primeiros mundo ( sendo cada mundo dividido em dois vídeos: part 1/2 e part 2/2 ) para você ter uma noção melhor do game (melhor visualizados em 720p): http://www.youtube.com/user/KobayashiBR ... D47946D751


Söldner-X 2: Final Prototype (PSN Only)


Imagem


Söldner-X 2: Final Prototype é um game bem diferente do primeiro. Enquanto o primeiro é no estilo shmup tradicional, Söldner-X 2 é mais para o lado do Danmaku ou Bullet Hell (ou ainda Maniac Shooter) que nada mais é que um sub-gênero de shmup onde a tela é tomada de muitos tiros. Apesar desta característica, acho este segundo game bem mais fácil que o primeiro.

Söldner-X 2 é um game superior ao primeiro em praticamente todos os aspectos, conforme veremos abaixo:

- HISTÓRIA: A história de Soldner X-2 não tem nada a ver com a do primeiro game. É um plot totalmente novo. Eis uma sinopse da história:

20 anos após a guerra do Virus, uma raça de alienígenas superior tecnologicamente, chamada D´aarg ameaça a humanidade e a força de defesa Soldner-X de Gota IV é destacada para conter o avanço dos invasores.

- GRÁFICOS: se o primeiro game já tinha belos gráficos, esse então detona ! São belíssimos e rodam em FullHD (1080p). Eis algumas imagens:

Imagem


Imagem


- SOM: Achei a trilha sonora desta game ótima ! Já a considero uma das melhores que já ouvi num shmup (recomendo assistir ao vídeo que postei abaixo referente ao terceiro estágio, onde você escutará uma das mais belas composições do jogo). Quanto aos demais sons presentes no game são todos muito bons.

- JOGABILIDADE: se pudesse resumi-la em uma única palavra, esta palavra seria: maravilhosa! , pois Söldner-X 2 é um shmup extramamente agradável de se jogar. Os controles são excelentes, onde a nave responde de maneira bastante precisa e suave, algo fundamental neste tipo de game.

Desta vez, você tem a opção de escolher entre três naves distintas (duas estão disponíveis desde o início do game e a terceira está desabilitada até que você complete uma determinada condição), sendo que cada uma destas naves tem uma configuração de armas diferenciada (são três armas para cada nave). Em relação ao primeiro game, Söldner-X 2 apresenta um arsenal de armas renovado e muito bacana (com exceção de uma que já havia no primeiro game, embora não tão incrementada como nesse).

Ainda em relação ao primeiro Söldner-X, continuam os itens a serem coletados que liberam powerups para aperfeiçoar o armamento da nave. Já outros itens servem para aumentar a pontuação ou conferir certas habilidades especiais (como o shockwave que é uma espécie de bomba e tal).

O sistema de chains é bem diferente do primeiro game e muito mais simples também. Desta vez, você deve apenas coletar o maior número de rings possível (anéis copiados de Sonic, u-hu) que são expelidos pelos inimigos. Os anéis não ficam o tempo todo na tela e se você demorar muito a coletá-los, eles desaparecem (e isso te prejudica na construção das chains). À medida que você vai coletando rings, as chains vão sendo completadas e itens liberados que o auxiliarão em sua jornada.

O game também possui vários de níveis de dificuldade que podem ser selecionado no menu de opções, mas, no geral, é um game que considero mais fácil que o primeiro.

Em resumo, a jogabilidade é simplesmente deliciosa para quem curte o estilo.

- REPLAY: da mesma forma que o primeiro game, o ranking mundial online é uma motivação interessante para você melhorar sua colocação. O game possui um total de 14 troféus.

- NOTA: 9,3

Fiz vídeos dos três primeiros estágios para você ter uma noção melhor do game (melhor visualizados em 720p): http://www.youtube.com/user/KobayashiBR ... 3B658B3F38

É isso aí. ;-)
Super Star Wars My Complete Video Walkthrough - High Quality:
http://br.youtube.com/user/KobayashiBRl
Avatar do usuário
Kobayashi
 
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Jan 2009, 17:40

Voltar para Nextbits

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


cron