Análise: Top Gear, a série. (SNES)

Apresente ou conheça um novo game!

Moderadores: orakio_rob, Goro's Lair, Sabat, Alexandre_Metal

Análise: Top Gear, a série. (SNES)

Mensagempor Leonardo Ferreira » 27 Jan 2009, 21:46

Falar de Top Gear nem sempre é tão fácil, tomar em mãos a responsabilidade de criar uma análise pra esse fantástico jogo de corrida da desenvolvedora - inicialmente não tão conhecida - Kemco, é uma experiência muito proveitosa, e sim, sou fanático por essa série. Uma das primeiras trilogias que conheci no Super NES, foi definitivamente, amor á primeira vista.

Pra quem não conhece, é com prazer que apresento a trilogia Top Gear...

Top Gear
ImagemImagem
Desenvolvedora: Kemco
Distribuidora: Kemco
Plataforma: SNES
Data de lançamento: 1992
Gênero: Corrida
Modos de jogo: Sigle Player e Multiplayer
Número de jogadores: 1-2

Sua história

Foi o primeiro jogo da série, surgiu em 1989 baseado em um jogo de grande sucesso do NES, o tão aclamado: Rad Racer. Tudo estava pronto para o lançamento em 8-bits, mas, com a chegada do Super NES em 1992, a Kemco (empresa e distribuidora) a pedido da Nintendo lançou o jogo para o então recém-nascido, Super Nintendo.

Seu objetivo? Como quase todos jogos de corrida. Se tornar o piloto mais rápido "do mundo" correndo em vários países.

Sua trilha sonora em marcantes 16 bits

Quem não conhece Turbo Challenge? Mad Racer? Pois é, ambas compostas para o computador Amiga, foram remixadas e adicionadas a série de SNES. Não podia deixar de falar da trilha sonora deste game, já que, grande parte do seu sucesso devem a ela. São bonitas, marcantes e encaixaram perfeitamente ao cenário passado, no jogo, no ambiente.
Até hoje alguns fãs consideram sua trilha sonora a melhor de toda gameteca do SNES. Exatamente, frente a frente com compositores como Koji Kondo (The legend of Zelda) e Nobuo Uematsu (Final Fantasy), sensacional não? Não deixem de conferir!

Sua sequência

Com o alto sucesso alcançado e almejado, a Kemco decide então lançar sua sequência: o Top gear 2.

Lançado em três versões, uma para SNES e outras com limitações técnicas para o 16 bits da SEGA e para o computador Amiga, não foi um "sucesso" como a primeira versão da série. Principalmente nas duas últimas, devido ao fato de alterar e muito a história do primeiro jogo.

Top Gear 2
ImagemImagem
Plataforma: SNES/MegaDrive/Amiga
Data de lançamento: 1993

Sua história, detalhes técnicos, jogabilidade

Top Gear 2 nada mais é que a continuação do grande sucesso Top Gear, versão inicial distribuida pela Kemco. Lançado em março de 1993, esse game também foi lançado para outras plataformas além do SNES, com algumas limitações técnicas.

O objetivo é o mesmo, gráficos mudam, a física do jogo em minha opinião, piora. Assim como a primeira versão, o piloto sai em busca de ser o mais rápido corredor mundial em lugares agora mais exóticos e famósos.

O jogo possui 64 pistas e traçados e graus de dificuldade diferentes da primeira versão.

Além dessas novidades, o jogo também contava com a possibilidade de equipar o seu carro. Desde motores á própria cor do carro. Opção inexistente na primeira versão do Game. Outra coisa interessante é a linha em que cortava o seu piloto e o piloto rival na primeira versão no single player, essa linha na segunda versão não existe mais.

Sua trilha sonora

Músicas bonitas, não fizeram tanto sucesso, mas não fazem mal aos ouvidos.

Sua sequência

Em 1994, lá estava a Kemco novamente, trabalhando em uma nova versão da série. Era Top Gear 3000, uma versão para o SNES, que se passava no futuro, onde os carros corriam sobre galáxias e planetas. Grande game.

Top Gear 3000
ImagemImagem
Plataforma: SNES
Data de lançamento: 1995

Sua história, detalhes técnicos, jogabilidade

O terceiro e último simulador de corrida da Kemco honrou a série e fechou com chave de ouro. Fabricado em 1993 e lançado em 1995 especialmente para funcionar em um videogame de 16 bits da Nintendo, o SNES, o jogo contava com uma jogabilidade mais dinâmica que a série anterior, gráficos muito mais detalhados, e o único jogo do console a usar o chip DSP-4 que ajudava no desenho da pista de corrida, especialmente quando ela se dividia em vários caminhos.

Também apresentava assim como a segunda versão a possibilidade de compras de motores, troca de cores e mais algumas novidades como Imas magnéticos, Warps, Molas, além de corridas em vários planetas. Agora o piloto ganha o título do mais rápido corredor da galáxia! É mole?

Trilha sonora

Composta por um também compositor da Eletronic Arts, haviam tracks muito bonitas e aceitáveis.

Sua, digamos, "continuação"

Com gráficos tridimensionais e com uma grande variedade de carros, motores e opções via jogo, foi um game jogável, mas não um sucesso. Fora lançado para Nintendo 64-bits pela Kemco em 1997, como "Top Gear Rally".

Fim de jogo - Notas adicionais

Termina aqui a minha análise dessa série fantástica para Super NES! Um jogo indispensável na gameteca de qualquer amante dos simuladores de corrida. Divertido, universo bem trabalhado, trilha sonora perfeita, um sucesso mais que recomendado!

Grande abraço, Ferreira.
Editado pela última vez por Leonardo Ferreira em 28 Jan 2009, 15:14, em um Total de 5 vezes.
Leonardo Ferreira

Re: [Análise] Top Gear, a série. (SNES)

Mensagempor Alexandre_Metal » 27 Jan 2009, 22:20

Cara, gostei da sua análise.
Concordo contigo, as sequências não tiveram o mesmo brilho que o primeiro Top Gear (principalmente o 2), não que elas sejam ruins, mas acredito que o primeiro game da série é imbatível.
PSN ID: DEC-UCM
Xbox Live ID: DECUCM
Steam ID: Alexandre_Metal

:ps3: :x360: :wii: :psp: :gbasp: :xbox2: :gc2: :ps2: :dc1: :n64: :saturn1: :psx: :segacd: :snes: :sfamicom: :ngaes: :md: :sms: :nes: :famicom1: :a2600:
Alexandre_Metal

Mensagempor Makunouchi Ippo » 28 Jan 2009, 00:56

eu joguei bastanteo top gear 1 ( muitas vezes o top racer ) e tive top gear 2, apesar de no começo torcer o nariz para TG2, com o tempo vc acaba acostumando e vai gostando tb do jodo, claro que não é melhor do TG1, mas ainda assim é um jogo muito divertido, principalmente pelo fato de vc melhorar seu carro, coisa que não existia no tg1
já TG3000 eu joguei pouco, acho que fugiu muito dos 2 primeiros jogos da serie, dos jogos da serie foi o que eu menos gostei
Tenho Atualmente
:ps2:

Já Tive
:md: :snes: :saturn3: :psx: :dc1: :gba: :gbasp:

Sonho de Consumo
:arcade
Makunouchi Ippo

Mensagempor Hyper Emerson » 28 Jan 2009, 07:17

Já ouví falar dessa série, mas nunca joguei muito. :(
Hyper Emerson

Mensagempor Boca-Fox » 28 Jan 2009, 12:23

Rapaz...

Top Gear juntamente com Super Mônaco GP, foram os games que mais me influênciaram para ter uma predileção por games de corrida e consequentemente, simuladores (que são diferentes do ditos "jogos de corrida").

Mas Top Gear 1, é memorável, fantástico, inigualável. As músicas ficam realmente marcadas, impossível esquecer.

Um fato interessante, sempre que perguntam pra mim, um inimigo foda do universo dos games, na hora eu respondo:

Save the trees!

Quem jogou Top Gear sabe do que estou falando, hauahuahaa....

Já o dois, gostei bastante, assim como foi comentado, não chega ao brilhantimos do antecessor, mas é um exelente game, suas novidades, atraem bastante, e uma parte muito divertida, são as psitas que tem grana no chão, a briga pra ver quem chega na grana primeiro jogando de 2 players é hilária...

Um dia um cara veio e me disse:

Olhaaaaaa, o Need for Speed dá pra você equipar o carro, que fodaaaa, como não pensaram nisso antes!!!

Eu disse simplesmente: Você nunca jogou Top Gear 2? Tsc... Tsc... hauhaaa...

Bela análise, abraço.
Imagem
Imagem
"OS MELHORES JOGOS SOBREVIVERÃO PARA SEMPRE"
Alexey Pajitnov - Inventor do TETRIS
http://williampinheiro482.blogspot.com/
Boca-Fox
Site Admin

Re: Análise: Top Gear, a série. (SNES)

Mensagempor Hazuki » 01 Fev 2009, 15:18

Exelente análise!
sou muito fã da série.
Hazuki

Mensagempor slackuser » 02 Abr 2009, 09:50

Ótima análise, e como o pessoal disse, o melhor da série é o 1º, o 2 perdeu muito em relação ao antepassado, já o 3º mudou muito o estilo de jogo, eu particulamente não curto o 3º. Agora faltou só o do N64, que por sinal, nem precisaria ser lançado, uma vergonha!
Imagem
slackuser

Mensagempor Lowtech » 29 Jun 2009, 14:39

Muito legal a análise, mas o meu favorito é o top gear 3000, justamente por ele ter esse lance da personalização e sempre chegar equipamento novo. :o
Lowtech

Mensagempor Trezoitao38 » 01 Mai 2010, 12:44

Boa análise.

Eu gosto do top gear, mas hoje eu costumo jogar simuladores de corrida não me convence. Um jogo de corrida não pode ter como maior dificuldade a ultrapassagem sobre retardatarios ou tentar desviar de placas, arvores e coisas do tipo. Não existe muita dificuldade na pilotagem, o segredo mesmo é não bater, quanto menos voce bater, mais alta a velocidade do seu carro fica, menos gasolina ele consome e aí voce completa as pistas sem precisar ir aos pits ou indo menos vezes.

Agora, falando de cada um dos jogos, o primeiro realmente tem as melhores músicas. Gosto dele. O segundo eu tenho um cartucho pirata aqui em casa. E eu resolvi tentar zerar no modo mais dificil, não é facil, você não pode bater, no segundo os carros tem danos, quanto mais batem, mais lentos ficam. E já é um pouco mais complicado na pilotagem, tem umas curvas bem fechadas. É dificil no inicio porque voce tem que ganhar todas pois tem que equipar o carro se não fica para trás. Depois fica facil.

O terceiro é insanamente dificil, parece uma espécie de F-Zero sem efeito de rotação, é muito rapido, é dificil de fazer algumas curvas, enfim, não é pra qualquer um. Ele pode não ter a magia do primeiro, mas deve ser muito provalmente o jogo de corrida mais dificil do Super Nintendo e só por isso vale a pena ser jogado.
Trezoitao38

Mensagempor ismaiden666 » 07 Mai 2010, 17:35

No 1º Top Gear tem uma manha que vc termina a corrida ocupando duas posições simultaneamente no ranking. Quase em cima da linha de chegada vc deve bater em um daqueles "postes" e cruzar a linha por fora, acho que é isso. Talvez seja uma manha possível apenas em versões piratas.

Flwww
:snes: :ps2: :x68k HEAVY METAL IS THE LAW!!!
ismaiden666

Mensagempor Boca-Fox » 09 Mai 2010, 13:06

ismaiden666 escreveu:No 1º Top Gear tem uma manha que vc termina a corrida ocupando duas posições simultaneamente no ranking. Quase em cima da linha de chegada vc deve bater em um daqueles "postes" e cruzar a linha por fora, acho que é isso. Talvez seja uma manha possível apenas em versões piratas.

Flwww

Perfeito Ismaiden, eu fazia muito isso, um bug estranho, mas que ajudava muito em alguns países onde é realmente difícil ganhar, pra galera entender, mando um vídeo que mostra como é isso:

http://www.youtube.com/watch?v=tcBkkd7I ... r_embedded

Abraço!
Imagem
Imagem
"OS MELHORES JOGOS SOBREVIVERÃO PARA SEMPRE"
Alexey Pajitnov - Inventor do TETRIS
http://williampinheiro482.blogspot.com/
Boca-Fox
Site Admin

Mensagempor Kobayashi » 24 Mai 2010, 23:59

Legal a análise.

O primeiro Top Gear, mesmo se passando várias gerações de consoles, continua sendo meu game de corrida arcade favorito.

Game sensacional com gameplay e músicas nota 10. Os gráficos apesar de simples cumprem o seu papel.

Um game marcante e inesquecível. Na torcida aqui para relançarem no Virtual Console do Wii.
Super Star Wars My Complete Video Walkthrough - High Quality:
http://br.youtube.com/user/KobayashiBRl
Kobayashi

Voltar para Análises