Especial Wonder Boy (parte 2)

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Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor Grandpa » 23 Set 2009, 13:59

Continuando o especial Wonder Boy, nesta segunda parte vamos ver como a série deu uma guinada com o segundo jogo da franquia: Wonder Boy in Monster Land.

Para quem perdeu a primeira parte ou quiser revê-la, o link é este: http://forum.retrobits.com.br/viewtopic.php?f=25&t=3700



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II) Wonder Boy in Monster Land

Assim como o primeiro jogo da série, Wonder Boy in Monster Land nasceu nos arcades japoneses, mas esse game não chegou oficialmente aos fliperamas do resto do mundo, tanto é que no ocidente a maioria das pessoas só foi conhecer este jogo a partir de sua versão para o Master System.

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O game original para arcade e a conversão para o Master System

Enquanto o primeiro jogo se passa numa ilha tropical, Monster Land leva o nosso herói para a época medieval com seus castelos, cavaleiros e dragões.

Após a derrota do vilão King em Wonder Boy, Wonder Land passa por um período de paz até que um dragão chega a Terra das Maravilhas acompanhado de um exército de criaturas malignas e transforma a pacata Wonder Land na Terra dos Monstros (Monster Land). Cabe ao bravo Tom-Tom derrotar o dragão Meka e seus asseclas restaurando a paz em sua terra natal.

Apesar da mudança de cenário, o que marcou mais este título foi a mudança na mecânica de jogo.

Um dos criadores da série, Ryuichi Nishizawa, era fã de RPGs e decidiu misturar vários elementos de RPG com a ação típica dos arcades. Foi nessa época também que ele trocou o nome de sua empresa de Escape para Westone.

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Dinheiro e lojinhas são algumas novidades desta segunda aventura de Wonder Boy

Wonder Boy in Monster Land não é um simples joguinho de plataforma como seu antecessor. Vários elementos de RPG foram adicionados ao jogo, como:

:arrow: Moedas que podem ser usadas nas diversas lojinhas que surgem no caminho. Você ganha essas moedas e sacos de dinheiro derrotando inimigos ou pulando em alguns locais específicos. Com esse dinheiro você pode comprar diversos ítens e equipamentos para ajudá-lo em sua jornada.

:arrow: Além dos vendedores, nosso herói também conversa com vários outros personagens não-jogáveis.

:arrow: Existem algumas magias que Tom-Tom pode achar ou comprar durante o jogo. Para usá-las deve-se apertar o direcional para baixo e pressionar o botão de ataque.

:arrow: Wonder Boy in Monster Land tem até algumas sidequests !

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Uma sidequest de Wonder Boy in Monster Land

Felizmente, para a alegria dos ratos de fliperama, o placar com os pontos continua existindo.

A sua barra de vida agora é representada pelos coraçõezinhos no topo da tela e ela vai diminuindo conforme Tom-Tom vai sendo atingido durante jogo. Ainda tem uma ampulheta que controla o tempo do jogo. Portanto, procure chegar o mais rápido possível ao fim de cada fase para não perder uma vida por estourar o tempo.

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Ao final de cada fase você ganha um bônus pela quantidade de corações que possui

Wonder Boy in Monster Land foi portado para os mais diversos sistemas. Vamos ver agora como Monster Land se saiu em cada uma dessas versões. Ao lado de cada plataforma eu incluí os títulos pelo qual o jogo é conhecido e o ano de lançamento.

:idea: Wonder Boy in Monster Land é considerado o primeiro jogo da franquia "Monster World", que desconsidera o primeiro jogo da série. Portanto Wonder Boy 2 = Monster World 1. :|



. Arcade (Wonder Boy in Monster Land) (1987)

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Tela inicial do original japonês e das versões piratas traduzidas

Wonder Boy in Monster Land só foi lançado nos fliperamas japoneses, mas existe pelo menos duas versões piratas em inglês.

O MAME emula a versão original japonesa e mais 4 clones: 2 japoneses e 2 ingleses.

Até onde joguei não notei diferença nas 3 versões japonesas.
As duas versões piratas possuem traduções bem diferentes. A versão da Galaxy Electronics apresenta alguns bugs no cenário e legendas, enquanto a outra versão pirata tem um ou outro slowdown, mas nada que impacte demais o game. Se japonês não é a sua praia, escolha um dos dois bootlegs e seja feliz.

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Comparação entre as traduções

Versão original: Wonder Boy in Monster Land (Japan New Ver., MC-8123, 317-0043)
Clone traduzido 1: Wonder Boy in Monster Land (English bootleg)
Clone traduzido 2: Wonder Boy in Monster Land (Galaxy Electronics English bootleg)

A versão para arcade é a única que permite 2 jogadores, alternadamente. São 11 fases ao todo até a batalha final.

:wink: Dica: você pode multiplicar o valor das moedas que aparecem em determinados locais, como em cima da primeira casinha, simplesmente movendo o joystick para a direita e para a esquerda enquanto pula. Esta dica aparentemente só funciona na versão arcade.


. PC Engine (Bikkuriman World) (1987)

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O PC Engine foi o primeiro console a ter uma versão caseira de Wonder Boy in Monster Land. A Westone em parceria com a Hudson agiu rápido para lançar esta versão antes que a SEGA lançasse a do Master System.

Wonder Boy in Monster Land saiu para o PC Engine com o título Bikkuriman World. A mudança no nome é porque o jogo foi produzido pela Hudson e não pela SEGA. Quem leu a primeira parte do especial deve se lembrar que a Escape, criadora do Wonder Boy original, vendeu os direitos do uso do nome Wonder Boy para a SEGA, por isso a Hudson não podia usá-lo.

A Hudson também decidiu não usar o nome Adventure Island, pois devido ao sucesso do jogo do Mestre Higgins ela já planejava fazer uma sequência por conta própria, além do que Wonder Boy in Monster Land não tem quase nada a ver com o Wonder Boy original que deu origem ao Adventure Island.

A conversão foi muito bem feita e tirando a óbvia troca dos personagens é bem fiel ao arcade. É uma pena que esse jogo só foi lançado oficialmente em japonês.

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A versão para PC Engine mantém a barra de informações a esquerda, que existe no arcade, mas não mostra o hiscore. O hiscore aparece apenas na tela inicial.

:idea: Bikkuriman é um personagem de uma série de desenhos japoneses e há vários jogos baseados no anime, mas só Bikkuriman World tem a ver com Wonder Boy.

:wink: Existe uma versão não oficial traduzida para o inglês. Quem tiver interesse o nome dela é Bikkuriman World (J) [T+Eng1.00_DemiForce]. Eu recomendo. :)

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A prova que a versão traduzida existe.

:!: Tem um jogo no NES também chamado Bikkuriman World, mas é completamente diferente deste.


. Master System (Wonder Boy in Monster Land / Mônica no Castelo do Dragão) (1988/1991)
. Mark III (Super Wonder Boy: Monster World) (1988)

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A versão da SEGA para o Master System difere um pouco do arcade. Algumas músicas, o layout da tela e alguns textos são diferentes ou foram suprimidos, mas o game é basicamente o mesmo. A principal diferença é a enorme barra lateral do arcade que sumiu. As informações dela foram uma parte para o topo da tela, aumentando assim o campo de jogo, e outra parte para a tela de inventário, que é acessada apertando o botão de pause do console. Nessa mudança as informações de round e hi-score sumiram da tela. O hi-score só aparece ao fim do jogo.

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Novidades dessa versão: hi-score só no fim do jogo e a tela de inventário.

São 12 fases. Uma a mais que no arcade. O round 8 do arcade foi quebrado em 2 rounds no Master System: 8 e 9. Daí a diferença no total.

No arcade era possível colocar mais fichas para continuar, mas no Master System não há continues, o que torna o jogo mais difícil ainda.

No Mark III mantiveram o Super Wonder Boy do primeiro jogo e acrescentaram Monster World ao invés de Monster Land ao nome, sabe-se lá porque. Acho que só para complicar mais a já confusa nomenclatura da série. :?

A versão japonesa é mais difícil que a americana e a européia. Os chefes precisam ser atingidos mais vezes para serem derrotados.

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Tela inicial do Mark III e do Master System. Entre elas uma luta com um chefe.

Foi a partir deste game que a Turma da Mônica tomou posse da franquia Wonder Boy no Brasil. Mônica no Castelo do Dragão foi o primeiro título dos 3 que a Tec Toy faria inserindo os personagens do Maurício de Souza no lugar dos personagens originais do jogo. O videogame fez muito sucesso no Master System nacional.

Na versão brasileira a Mônica tem que enfrentar o Capitão Feio, mas ele só aparece na tela inicial. A Mônica não usa espadas. No seu lugar ela usa seu coelhinho Sansão.

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A tradução foi adaptada para contar uma história da Mônica. Isso leva a algumas situações curiosas, como na tela do bar onde você deve escolher entre beber cerveja ou um outro drinque. Na legenda nacional a Mônica deve escolher entre tomar vitamina ou suco, mas o desenho original não foi alterado. O jogo não foi todo redesenhado, apenas o Wonder Boy foi trocado pela Mônica e as espadas e armaduras por coelhos e vestidos, mas apenas quando a Mônica os veste, pois ao achar/comprar esses ítens, o que vemos são espadas e armaduras mesmo. :lol:

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A tela do bar traduzida, um erro ortográfico na segunda imagem e a Mônica "morrendo" (um dos poucos sprites que foram alterados)

Além do "hack" oficial da Mônica, Wonder Boy in Monster Land também tem outros hacks como:

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O hack "made in Brazil" Master Mega Man

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O hack Sonic-Boy in Monster Land

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A tradução de Wonder Boy in Monsterland para o francês

E ainda tem o hack Magali no Castelo do Dragão, onde trocaram a Mônica e seu coelho pela Magali com um rolo de macarrão :lol: Obrigado ao B-Mark, por lembrar deste.

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Magali no Castelo do Dragão

:idea: Em Monster Land descobrimos que o nome real de Tom-Tom é Bocke Lee Temjin. Tom-Tom é seu apelido. Essa informação consta no manual em inglês do jogo para Master System.

:!: Nos Estados Unidos algumas cópias do jogo saíram com o nome errado no cartucho: Super Wonder Boy Super Monster Land.

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:idea: Mônica no Castelo do Dragão veio na memória do Master System Girl da Tec Toy, que é um Master System Super Compact cor-de-rosa destinado ao público feminino.

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O Master System rosinha com Mônica no Castelo do Dragão

:idea: Essa imagem aí abaixo bem que podia ser um novo hack chamado Mônica no Castelo do Japão, mas na verdade é o que acontece se trocarmos no emulador o país de origem para Japão e carregarmos a rom de Mônica no Castelo do Dragão. É a versão para Mark III com a Mônica no lugar do Tom-Tom.

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Mônica falando japonês


. NES (Saiyuuki World) (1988)

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Por que no NES as coisas são sempre mais complicadas ? :roll:

Vocês se lembram que o Wonder Boy virou Adventure Island no NES por motivos legais. Wonder Boy in Monster Land poderia então se chamar Adventure Island 2, certo ? Sim, se fosse lançado pela Hudson, detentora dos direitos do nome Adventure Island. Só que a Westone licenciou (ou não) a Jaleco - ao invés da Hudson - para levar Wonder Boy in Monster Land para o NES. O resultado foi um novo nome para o jogo do garoto maravilha: Saiyuuki World. :?

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O game foi alterado para se passar na China antiga e o layout das fases e os personagens também estão diferentes, mas mesmo assim não dá para disfarçar a enorme semelhança entre Saiyuuki World e Wonder Boy in Monster Land. O cartucho foi lançado só no Japão.

:!: A Jaleco fez uma sequência de Sayuuki World que chegou aos Estados Unidos com o título de Whomp'em. Essa sequência não tem nada a ver com o Wonder Boy.


. Amstrad CPC (Super Wonder Boy in Monster Land) (1989)

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Mais uma vez a Activision ficou com os direitos para lançar Wonder Boy in Monster Land para os computadores pessoais, sob licença da SEGA.
Nos computadores o título do jogo ganhou um Super na frente: Super Wonder Boy in Monster Land.

Esta versão para Amstrad CPC é bem simplezinha, mas eficiente. Uma diferença notável é que a ampulheta que controla o tempo foi substituída por uma vela. O mesmo acontece na versão para ZX Spectrum.


. Amiga (Super Wonder Boy in Monster Land) (1989)

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Wonder Boy chegou pela primeira vez a uma plataforma de 16 bits com este título para o computador Amiga. Foi programado pela Images, Inc e lançado pela Activision; assim como as outras versões para computadores.

A conversão para o Amiga é extremamente fiel ao arcade, o único porém é a demora para carregar a fase seguinte após terminarmos a anterior.

Super Wonder Boy também faz parte da coletânea Sega Master Mix de 1990 publicada pela US. Gold tanto para o Amiga como para o Commodore 64, ZX Spectrum, Amstrad CPC e Atari ST.

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Super Wonder Boy no disquete

:!: Apesar do jogo se chamar "Super Wonder Boy in Monster Land", na tela inicial aparece escrito apenas "Wonder Boy in Monster Land" e no disquete apenas "Super Wonder Boy". :?


. Atari ST (Super Wonder Boy in Monster Land) (1989)

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A versão para Atari ST é idêntica a do Amiga.


. Commodore 64 (Super Wonder Boy in Monster Land) (1989)

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Wonder Boy in Monster Land foi lançado para o Commodore 64 em fita cassete e também em 2 disquetes pela Activision. Chama a atenção a barra lateral de informações que passou para o alto da tela, mas sem ser redimensionada como na versão para Master System. Graficamente é inferior ao arcade e às versões para Amiga e Atari ST, mas a jogabilidade é boa.


. ZX Spectrum (Super Wonder Boy in Monster Land) (1989)

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A versão de Wonder Boy in Monster Land para o ZX Spectrum, ao lado do Amstrad CPC, é a mais fraquinha para os computadores. Esta versão não tem música e é quase monocromática. Também sofre do problema da espera para carregar uma nova fase.

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Repare que na tela do jogo não existe o "Super" no nome, mas na caixa sim. Esta conversão da Activision para os computadores pode ser encontrada na internet por qualquer um desses 3 nomes: Super Wonder Boy in Monster Land, Super Wonder Boy ou Wonder Boy in Monster Land. São o mesmíssimo jogo. :|


. Playstation 2 (Sega Ages 2500 Vol.29: Monster World Complete Collection) (2007)

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Nesta coletânea apenas as versões japonesas estão disponíveis

Coletânea contendo jogos da franquia Wonder Boy produzidos pela SEGA. Apesar do nome "Monster World" no título, inclui todos os jogos do Wonder Boy, inclusive o primeiro.

A franquia é mais conhecida como "Monster World" no oriente, enquanto no ocidente é mais conhecida por "Wonder Boy". Como esta coletânea só foi lançada no Japão, foi dado o nome de "Monster World Complete Collection".

Em relação ao Wonder Boy in Monster Land, apenas o jogo original para arcade e a versão para Mark III foram incluídas. Logo, são as versões em japonês.


. Wii (Wonder Boy in Monster Land) (2009)

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A versão do Master System foi lançada para o Virtual Console do Wii em janeiro de 2009.



Vídeos:

Wonder Boy in Monster Land (arcade): http://www.youtube.com/watch?v=WHaqEKHsUOo
Wonder Boy in Monster Land (Master System): http://www.youtube.com/watch?v=pYLKPr7ZTAU
Mônica no Castelo do Dragão (Master System): http://www.youtube.com/watch?v=sqrjHbTohxg
Bikkuriman World (PC Engine): http://www.youtube.com/watch?v=oVMchKEHYjQ
Saiyuuki World (NES): http://www.youtube.com/watch?v=nbbTqviWvW0
Protótipo de Wonder Boy in Monster Land para o MSX: http://www.youtube.com/watch?v=dhfOtcA5mks

Comercial da SEGA: http://www.youtube.com/watch?v=2bprT2E6V0U



Referências:

- Gamebase 64: http://www.gb64.com/
- Gamefaqs: http://www.gamefaqs.com/
- Hall of Light: http://hol.abime.net/1750
- Hardcoregaming: http://www.hardcoregaming101.net/wonderboy/wonderboy.htm
- IGN: The Legend of Wonder Boy http://retro.ign.com/articles/930/930245p2.html
- Insertcoyne: http://www.insertcoyne.com/wonderboy/wonderboy01.html
- MAWS: http://maws.mameworld.info/maws/
- Mobygames: http://www.mobygames.com/home
- SEGA Brasil: http://www.sega-brasil.com.br/index.php?q=catalogossms.html
- SMS Power: http://www.smspower.org/
- SMS Tributes: http://www.smstributes.co.uk/
- The PC Engine Software Bible: http://www.pcengine.co.uk/HTML_Games/Bikkuri_Man_World.htm
- Universal Videogame List: http://www.uvlist.net/
- Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Wonder_Boy_in_Monster_Land
Editado pela última vez por Grandpa em 06 Nov 2009, 19:35, em um Total de 6 vezes.
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor Boca-Fox » 23 Set 2009, 18:28

Que viagem Grandpa...

Rapaz, Worder Boy in MonsterLand é demais...

Apesar de muitos detestarem a ver~soa Oficial Hack da Turma da Mônica, eu adorei, em primeiro, porque meu inglês era bem fraquinho, em segundo, porque achei os diálogos muito mais divertidos e sempre fui super fan da turminha do Mauricio de Souza, que diga-se de passagem, são quadrinhos muito bons, com um humor bem brasileiro e as perpécias da dupla Cascão e Cebolinha são demais, me cago de rir com as expressões faciais no desenho e as artes desses dois...

A Tec Toy, que muitos criticam, fez muito e continua sempre trazendo alguma coisa pro público BR, mesmo que com precinho salgado. Não foi diferente neste game, pois a simpatia da molecada na época, que lia muito mais quadrinhos da turminha que hoje, era enorme, a Tec Toy que não é boba nem nada, fez tua parte, não sei se foi sucesso de vendas, mas eu gostei e muito.

Exelente texto Vovo, só pra variar.

Abraço.
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor André Breder » 23 Set 2009, 19:26

Muito legal esta segunda parte do Especial sobre a franquia Wonder Boy... Grandpa mais uma vez madando ver!!!
Visitem o Gagá Games:

http://www.gagagames.com.br/
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor Grandpa » 24 Set 2009, 11:34

Obrigado, Boca e André.

Estou descobrindo coisas sobre essa série que eu nem imaginava...

Boca-Fox escreveu:Apesar de muitos detestarem a verao Oficial Hack da Turma da Mônica, eu adorei, em primeiro, porque meu inglês era bem fraquinho, em segundo, porque achei os diálogos muito mais divertidos e sempre fui super fan da turminha do Mauricio de Souza, que diga-se de passagem, são quadrinhos muito bons, com um humor bem brasileiro e as perpécias da dupla Cascão e Cebolinha são demais, me cago de rir com as expressões faciais no desenho e as artes desses dois...


Eu também gosto muito do Mônica no Castelo do Dragão. Foi assim que eu conheci esse belo jogo. Na época eu não fazia idéia que era uma adaptação de um jogo do Wonder Boy, que eu já conhecia pelo primeiro jogo da série e tinha até o cartucho. Achava que era uma produção original da Tec Toy para o mercado brasileiro. Mais tarde é que eu fui descobrir a verdade.

Analisando hoje com um olhar mais crítico, eu acho que a Tec Toy poderia ter caprichado mais na conversão, mas não tiro o mérito dela não. Foi graças a Turma da Mônica que muita gente pode conhecer este game e acho que se o jogo original fosse distribuído pela Tec Toy não faria tanto sucesso como esta versão abrasileirada.
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor Piga » 24 Set 2009, 17:32

Como sempre Grandpa, vc mandando bem!!! 8) 8)

Eu sei das limitações do ZX Espectrum e do Amstrad CPC, mas estas versões do Wonderboy são simplesmente um lixo!!!

Agora, lembro de ter lido uma entrevista em uma revista de games (não lembro se foi a Super Game Power, a Videogame ou a Ação Games :? :? ) com o pessoal da Tectoy (acho que o nome da matéria era "Viva a Tecnologia Nacional"), onde eles comentavam justamente sobre esse lance de pegar um jogo e adápta-lo a outro, que foi o caso da Monica no Castelo do Dragão, Chapolim e com Pica-Pau também (todos de Master). Além de comentar sobre as traduções de certos jogos, como Golden Axe Warrior e Phantasy Star.

Falow!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor B - Mark » 25 Set 2009, 00:39

Excelente topico, Grandpa.

Assim como o 1o jogo da serie ele ficou mais conhecido por aqui atraves da versão para Master System do que a original para Arcades, mais exatamente atraves do hack Monica do Castelo do Dragão.

Achei interessante saber que o criador da serie gostar de RPGs e colocar varios elementos dele num jogo de ação - plataforma alem de sua ambientação.

Um dos detalhes de RPG que mais me chamou a atenção foi a compra de armas e equipamentos.

Gostei de conhecer as outras versões do jogo, especialmente o Bikkuriman World do PC Engine e o Saiyuki para NES que são bem parecidas apesar de suas diferenças.

Este foi um dos jogos que mais vi hack.

Tenho uma contribuiçao para o topico, que e o Magali no Castelo do Dragão que e um hack feito em cima do jogo da Monica em que eles trocaram a Monica pela Magali cuja arma e um rolo de macarrao e falei dele em um topico especial do Sonic escrito pelo edineilopes.

Magali no Castelo do Dragão

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Mônica no Castelo do Dragão é um hack do Wonder in Monster Land feito pela Tec Toy visando melhor adaptação no mercado brasileiro.

Agora este é um hack do hack, no qual a Mônica é substituída pela Magali.

Neste hack a arma da Magali é um rolo de macarrão.
Aquele mesmo, que a mulher usa para bater no marido quando ele chega tarde em casa, com a camisa manchada de batom ou ainda cheirando a perfume de quinta categoria.
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:sms: :md: :psp: :ps2: :nes: - Phantom System
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor Grandpa » 25 Set 2009, 11:55

B - Mark escreveu:

Este foi um dos jogos que mais vi hack.

Tenho uma contribuiçao para o topico, que e o Magali no Castelo do Dragão que e um hack feito em cima do jogo da Monica em que eles trocaram a Monica pela Magali cuja arma e um rolo de macarrao e falei dele em um topico especial do Sonic escrito pelo edineilopes.

Magali no Castelo do Dragão

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Mônica no Castelo do Dragão é um hack do Wonder in Monster Land feito pela Tec Toy visando melhor adaptação no mercado brasileiro.

Agora este é um hack do hack, no qual a Mônica é substituída pela Magali.

Neste hack a arma da Magali é um rolo de macarrão.


Valeu, B-Mark :)

Não me lembrava desse. Já incluí ele no tópico para ficar completo.
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor Grose » 25 Set 2009, 15:08

Finalmente peguei firme e com vontade para ver tudo e como sempre o Grandpa não deixou a desejar, agora quero ver se consigo memorizar tudo isso para algum dialogo futuro hiha!

A Mônica morrendo ficou muito engraçado :lol: , e é interessante como um game não tão propagado como Mario e Sonic recebeu tantas versões.

AH! e Grandpa, não sei se você conhece, esqueceu ou eu que estou desatento, mas existe um remake exclusivo para Wiiware além das roms de Master System disponibilizadas no Virtual Console. Eis uma screenshot:
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E aguardo ansioso pela sua próxima empreitada.
:nes: :snes: :n64: :wii: :dc1: :ps2:
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Editing ... até aprender !
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor Grandpa » 25 Set 2009, 17:19

Grose escreveu:AH! e Grandpa, não sei se você conhece, esqueceu ou eu que estou desatento, mas existe um remake exclusivo para Wiiware além das roms de Master System disponibilizadas no Virtual Console.


Esse "remake" é o Adventure Island: The Beginning. Já tinha visto quando fiz a primeira parte e falei sobre o Adventure Island. Não incluí ele no especial porque é considerado um jogo novo na franquia Adventure Island, assim como os Adventure Island do SNES. Mas valeu a lembrança e fica aí a indicação para quem tem Wii e quiser um jogo nos moldes do Wonder Boy original com gráficos atualizados e vários minigames.
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor André Breder » 04 Out 2009, 22:22

Segunda parte do Especial Wonder Boy adicionada no site:

http://www.retrobits.com.br/site/especiais/especial-wonder-boy-parte-2
Visitem o Gagá Games:

http://www.gagagames.com.br/
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor dr_venom » 17 Out 2009, 06:35

Excelente Grandpa!

Vou só completar com algumas coisinhas:

1- A versão bootleg em inglês do arcade era disponível no arcade aqui no Brasil. Eu aqui no Rio joguei ela. Não era muito popular, mas não chegava a ser rara.

2- Versão Amiga e Atari ST tinha só uma diferença, o audio. No Amiga era bem superior e fiel ao arcade, a do Atari ST era o audio igual ao do Master (pq o ST usava um PSG similar a maquinas de 8bits, igual ao do MSX/Amstrad/Spectrum e parecido com do Master/SG-1000/Coleco), porém o loading era um tantinho mais rapido.

3- MSX teve um prototipo desse jogo infelizmente nunca lançado. E pelo visto não era Bikkuriman World mas sim Wonder Boy 2 mesmo.

O port ia ser de uma tal Nippon Dexter em 1988, mas o jogo tava com uma qualidade muito duvido, olha o video da rom que acharam com o prototipo:

http://www.youtube.com/watch?v=dhfOtcA5mks
Dr. Venom
:telejogo: :a2600: :nes: :md: :snes: :saturn1: :psx: :n64: :gba: :dc1: :ps2: :gc1: :psp: :pce: :sms: III :ds: Imagem:Mega LD :amiga: 1200 :c64: 128 :mac:Power : :dos Apple IIc :MSX2+ :Atari 800XL
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor Grandpa » 19 Out 2009, 15:52

dr_venom escreveu:Excelente Grandpa!

Vou só completar com algumas coisinhas:

1- A versão bootleg em inglês do arcade era disponível no arcade aqui no Brasil. Eu aqui no Rio joguei ela. Não era muito popular, mas não chegava a ser rara.



Dr_venom, você então conheceu o Wonder Boy antes do Master System ? :shock:
Eu frequentava os fliperamas nesta época, mas não me lembro de ter visto esta máquina não.

dr_venom escreveu:2- Versão Amiga e Atari ST tinha só uma diferença, o audio. No Amiga era bem superior e fiel ao arcade, a do Atari ST era o audio igual ao do Master (pq o ST usava um PSG similar a maquinas de 8bits, igual ao do MSX/Amstrad/Spectrum e parecido com do Master/SG-1000/Coleco), porém o loading era um tantinho mais rapido.

3- MSX teve um prototipo desse jogo infelizmente nunca lançado. E pelo visto não era Bikkuriman World mas sim Wonder Boy 2 mesmo.

O port ia ser de uma tal Nippon Dexter em 1988, mas o jogo tava com uma qualidade muito duvido, olha o video da rom que acharam com o prototipo:

http://www.youtube.com/watch?v=dhfOtcA5mks

[/quote]

Valeu ! :)

Não fazia idéia que o MSX teve um protótipo do jogo, mas se o ZX Spectrum e o Amstrad CPC tiveram suas versões de Wonder Boy in Monster Land o MSX também poderia. Pelo visto, ainda bem que não foi lançada :lol:
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor Grandpa » 20 Out 2009, 13:35

Acrescentei a lista de vídeos o protótipo do MSX, que o dr_venom postou, e um comercial da SEGA para Super Wonder Boy: Monster World, que é como o jogo é mais conhecido no Japão.
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor dr_venom » 21 Out 2009, 11:21

Grandpa escreveu:Dr_venom, você então conheceu o Wonder Boy antes do Master System ? :shock:
Eu frequentava os fliperamas nesta época, mas não me lembro de ter visto esta máquina não.


Exatamente! No mesmo lugar que eu jogava a Wonder Boy 2 tinha outros jogos que só vi nesse lugar, como o Ninja Spirit por exemplo.

Grandpa escreveu:
Valeu ! :)

Não fazia idéia que o MSX teve um protótipo do jogo, mas se o ZX Spectrum e o Amstrad CPC tiveram suas versões de Wonder Boy in Monster Land o MSX também poderia. Pelo visto, ainda bem que não foi lançada :lol:


Na época também era comum ports do Spectrum pro MSX, então por duas vezes o MSX não teve o seu Wonder Boy 2. Mas entre o do Spectrum e esse protótipo da Dexter, fico com o protótipo. :P
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Re: Especial Wonder Boy (parte 2)

Mensagempor Goro's Lair » 17 Jan 2010, 21:40

Grandpa, excelente o seu especial sobre o Wonderboy. Fico feliz pelo André Breder ter colocado seu especial no site e esta parte 2 está ótima mesmo!

Está de parabéns! Nota 10, como sempre!

Abraços,
Goro!
Aos fortes, a Vitória!
Aos fracos ... o esquecimento!

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