Jet Grind Radio [Dreamcast]

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Jet Grind Radio [Dreamcast]

Mensagempor Grose » 09 Dez 2009, 00:14

Jet Grind Radio é um dos jogos mais marcantes lançado para Dreamcast e um dos mais interessantes e criativo dos últimos tempos.

Aparentemente o game pode ser descrito como o Tony Hawk de patins com visual cartunesco, mas ele vai muito além disso em diversos aspectos. Para começar o enredo é relevante, existem inimigos pelo caminho, os trajetos são mais extensos, o clima de ação e aventura é mais constante, o visual é bem caracteristico, o gameplay é mais vigoroso, e muitas outras novidades que só jogando para crêr.

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Acima a boxart Japonesa, Européia e Americana (por ordem).

A HISTÓRIA
Gangues estão disputando as regiões Shibuya-Cho, Benten-Cho e Kogane-Cho de Tokyo-To, ou apenas Tokyo, mas assumir a cidade não será tarefa fácil, a poderosa organização Goji Rokkaku's Golden Rhinos e toda a polícia a disposição do Capitão Onishima irão a qualquer custa parar com as ações vândalas dos delinquentes, nem que para isso tenham que transformar Tokyo-To no palco de uma guerra civil.

Tendo a história em mente o objetivo fica evidente. Superar as outras gangues e evitar a polícia.

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Nossa Gangue: GG's Garage
Conforme avançar no game surgiram desafios isolados de skaters que desejam integrar a equipe, mas para os convencer é preciso aceitar e igualar ou superar seus procedimentos.
Cada patinador possui status de vantagens e desvantagens que não podem ser alterados.

Power: Determina a stamina, quanto maior mais porrada o personagem aguenta.
Technique: Quanto mais tiver mais facilidade terá em realizar manobras.
Graffiti: Deduz a quantidade de latas de spray que pode carregar e a habilidade manual.

Beat: Personagem inicial e com a Gum participou de SEGA Superstars Tennis.
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Gum: Junto com o Beat é a principal personagem do jogo e apareceu em outros games da SEGA.
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Tab ou Corn: O melhor grafiteiro de Shibuya-Cho. Tab odeia policiais e sempre tem um plano para despistá-los.
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Mew: Conhecida como Rhyth em Jet Set Radio Future. Mew participou de todos os games da franquia e é uma das primeiras a ser desbloqueada.
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Garam: Vive nos esgostos, seu visual lembra o homem-mosca.
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Yoyo: Ele decide se unir a equipe para acabar com a opressiva policial de Rokkaku.
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Cube: Cube e Combo estão em busca do amigo chamado Coin que desapareceu em Grind City.
Em Jet Set Radio Future, Cube é a líder dos Poison Jam.

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Combo: Parceiro da Cube.
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Piranha: Conhecida como Boogie em Jet Set Radio Future.
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DJ Professor K: Não é um personagem controlável, ele apenas aparece ao fim de cada cenário para explicar a situação de Tokyo-To.
Professor K denomina os jovens grafiteiros-patinadores como "rudies".

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GRÁFICOS
Jet Grind Radio foi o primeiro jogo a utilizar a técnica cel-shading.
Cel Shading é um conjunto de técnicas empregadas na renderização de imagens 3D de modo que o resultado final se assemelhe ao de desenhos em 2D. A forma mais simples de se obter esse efeito é empregando contornos escuros nos objetos 3D, texturas simples e uma iluminação mais "chapada", isto é, menos realista e mais próxima da iluminação empregada em desenhos animados.
Esse novo aspecto gráfico encheu os olhos dos jogadores e deu novas perpectivas para jogos futuros. Muitas produtoras ainda a utlizam, especialmente ao desenvolver para Wii e Playstation 2.
Mas além dessa expansão técnica, é admirável o nível de detalhes nos cenários, é como se não houvesse espaços não-preenchidos, deixando tudo muito bonito, nítido e favorecendo enormemente o gameplay.

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GAMEPLAY
Outro fator exemplar.
Com os gráficos compactados é possível deslizar por quase todo o ambeinte facilitando as fugas e o alcance das plataformas superiores.
A movimentação do personagem após um grande salto não é de queda imediata, ele ao ar ainda permite controlar o personagem ao lugar do pouso incrementando as manobras, especialmente as de deslize conhecidas como Grind.
Durante o Grind não é preciso controlar o personagem como em Tony Hawk, a única dependência de sua longevidade fica por conta da velocidade obtida inicialmente.
A jogabilidade é extremamente simples, suficiente e necessária.


Comandos
L: Controla a camera e dá início a grafitagem.
R: Corre
Start: Abre o mapa e controle de volume da música.
A: Pula
Analógico: Controla os movimentos, manobra e grafite.

Dica para obter melhor controle sobre o personagem
Percebo que alguns tem dificuldade em controlar os persongens, ao menos a princípio, então uma das dicas que dou é - NÃO fique pressionando o botão de corrida, somente o aperte e deixe pressionado após começar o estágio e repita isso cada vez que a chama azul parar de sair dos patins ou bater e se machucar.

Como grafitar
1° Passo: Ao avistar um seta apontando para baixo basta se aproximar e apertar o L.
2° Passo Final:
Quando apertar o L surgirá na tela sequencias que devem ser realizadas no comando analógico.
A quantidade de latas necessárias para cada grafite pode variar de 1 até 15 ou mais latas, dependendo de quantos erros houver durante o procedimento, cada erro diminuirá ainda mais a quantia de latas.


Opções de jogo
Graffiti: Para selecionar ou criar simbolos que serão grafitados.
System: Opções tradicionais e salva o jogo.
Radio:Ouvir as músicas do game.
Internet: Conecta a internet. Serve para compartilhar os icones criados em Graffiti.
Street: Modo normal de jogo.

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SONORIDADE
Continuando com a impecabilidade Jet Set Radio acerta em cheio com as músicas e efeitos sonoros.
A trilha sonora envolve HipHop, Rock e Eletrônica, perfeitamente envolvidos com o projeto, transmitindo suavidez, o clima do gueto aliado ao urbanismo, ainda que de forma sofisticada distraindo qualquer ligação que possa ser feita as lembrança de atitudes periféricas conterrâneas.
Alguns dos renomados músicos que compõe a soundtrack são: Rob Zombie com Dragula, Mix Master Mike do Beastie Boys, Hideki Naganuma com diversas composições, e Jurassic 5.
Os efeitos sonoros são imediatos e compativeis a cada ação, o sistema de vozes bem implementado mas explorado em demasia apenas pelo Professor K, e o som dos guardas se aproximando é hilário, tipico de desenho animado.


Músicas do jogo
Reps - Bout the City
Código: Selecionar todos
http://www.youtube.com/watch?v=NAU6OYgN4fU

Castle Logical - Mischievous Boy
Código: Selecionar todos
http://www.youtube.com/watch?v=waOestWAlsM

Hideki Naganuma - Let Mom Sleep
Código: Selecionar todos
http://www.youtube.com/watch?v=rs3cf9z_BpE

Hideki Naganuma - Grace & Glory
Código: Selecionar todos
http://www.youtube.com/watch?v=kJEkdbg8dxc


FINALIZANDO
Jet Grind Radio é muito divertido e competitivo, aparentemente simples mas muito bem feito, é um game que adapta diversas culturas e gêneros mas não se prende exclusivamente a nenhuma delas independentemente do visual, é um excelente jogo para você que busca desafios nesse fim de ano e ainda serve para relaxar em busca dos icones secretos e batendo os recordes, enfim, pra você que gosta de videogame Jet Grind Radio é prato transbordando e caindo pelos lados e não deve ser apreciado com moderação.

Número de jogadores: 1
Desenvolvido: Smilebit - subsidiária da SEGA
Data de lançamento americana: 11 de novembro de 2000
Sequencias: Jet Set Radio Future para XBOX, Jet Grind Radio para GBA

Fontes úteis:
http://www.wikipedia.org - sobre cellshading
http://www.hardcoregaming101.net - pelo "fornecimento" de diversas fotos
:nes: :snes: :n64: :wii: :dc1: :ps2:
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Editing ... até aprender !
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Re: Jet Grind Radio [Dreamcast]

Mensagempor Myiagi » 09 Dez 2009, 19:43

Belíssima análise Grose, curti muito esse game na época. Tinha até me esquecido de como era divertido, aliás games como esse calam a boca de infelizes como aquele que meteu o pau no Dream lá naquele site que o mestre Ryu citou, mas aqui não é lugar pra esse debate, valeu pela bela lembrança.

Abraço !
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