Fushigi no Dungeon: Fuurai no Shiren 2 [Nintendo 64]

Apresente ou conheça um novo game!

Moderadores: orakio_rob, Goro's Lair, Sabat, Alexandre_Metal

Fushigi no Dungeon: Fuurai no Shiren 2 [Nintendo 64]

Mensagempor Grose » 25 Fev 2010, 16:36

Chunsoft é uma desenvolvedora pouco conhecida no ocidente, infelizmente a maioria dos seus projetos são exclusivos das terras nipônicas. Ela foi fundada em 1984 por Koichi Nakamura, um criador de jogos da Enix, e se tornou uma softhouse dedicada a RPGs.

Seu nome deriva de Chun, o primeiro personagem da companhia Enix do jogo Door Door, complementado por Soft, de softhouse.

Entre os projetos de maior da Chunsoft sucesso temos Torneko e Fushigi no Dungeon. Torneko é um spinoff com elementos de Dragon Quest e Fushigi no Dungeon.

Fushigi no Dungeon, ou Mystery Dungeon como é nomeado no ocidente, é um RPG antiquado, gênero tido como Roguelike. Roguelike é um sub-gênero dos RPGs caracterizado pela sua aleatoriedade e repetitividade, com morte permanente, e movimentação livre mas em turnos como os jogos de estratégia.

De todos os Fushigi no Dungeon apenas aqueles com o subtítulo Shiren the Wanderer possuem os personagens originais, todos os outros contêm protagonistas de outras séries. Torneko no Daibōken: Fushigi no Dungeon por exemplo é o primeiro da série, mas o protagonista é o vendedor de Dragon Quest IV, e não o andarilho Shiren.

Mystery Dungeon é notável por ser um dos poucos RPG do estilo disponíveis para consoles, além de ter influenciado outros a surgir no mercado. Um mais famoso que ele é Chocobo's Dungeon da Square.
Imagem

HISTÓRIA
Shiren é o personagem principal, um andarilho benfeitor disposto a resolver mistérios com seu companheiro Koppa, uma espécie de fuinha falante. Durante a jornada ele encontra outros membros ou trabalhos, aumentando o tempo e a experiência do jogo através do Japão antigo, no período dos samurais.

GAMEPLAY
Como dito anteriormente o estilo é o Roguelike, após entrar numa Dungeon só é possível sair em pontos especificos que geralmente estão escondidos, ou usando itens de teletransporte.
As batalhas podem ser evitadas, elas normalmente não ocorrem a todo momento, a não ser que leve o azar de cair justamente numa Monster House, um bloco do labirinto infestado de monstros, armadilhas e itens que acabam nem sempre compensado o esforço.
A cada passo bem sucedido a equipe recupera 1hp, mas apesar dessa vantagem o desafio não se torna mais fácil.
Andar e golpear resultam um turno, é possível aumentar as possibilidades equipando duas armas abdicando o escudo o resulta em causar e receber mais danos. Também existem itens que podem ser lançados a longa distância causando danos ou influênciando o status dos inimigos.
O conceito da morte permanente é que causa mais angústia entre os jogadores, isso significa que todos os itens e dinheiro não salvos nos bancos e lojas das cidades são perdidos após morrer nas dungeons, tornando todo o percurso inútil e frustrante.
Imagem
Converse com todos mesmo em japonês, para obter itens e abrir novas quests

GRÁFICOS
Tão simples quanto o gameplay mas bem consistentes e coloridos, o que torna esse aspecto agradável por mais repetitivo e sem detalhes que ele seja. Conciliam muito bem com o tempo que representam, dando um toque especial ao enredo.

SONORIDADE
O ponto mais forte da franquia, as composições são unilaterais, totalmente voltadas ao aspecto medieval, caminhando coerentemente e divertindo a trajetória da Shiren.

CONCLUSÃO
Fushigi no Dungeon: Fuurai no Shiren 2 é um dos poucos RPGs lançados para o Nintendo 64, e foi lançada apenas no Japão em setembro de 2000, como só pude jogar um pouco da versão para 64 não pude me ater especificamente a ela, mas pelo que pesquisei espero ter dado uma idéia geral da franquia, que considerada antiquada não tem pretensões de se renovar, então se você gosta do estilo pode correr atrás de qualquer versão que seja.
Enquanto não consigo minha cópia para Nintendo 64 vou me deliciando com a recém lançada para o Wii. Boa jogatina.
Imagem

Links úteis:
http://www.gamefaqs.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chunsoft
:nes: :snes: :n64: :wii: :dc1: :ps2:
Imagem
Imagem
Editing ... até aprender !
Avatar do usuário
Grose
 
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Jul 2008, 16:48

Voltar para Análises

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


cron