Os retrogames e a mitologia grega - parte I

Apresente ou conheça um novo game!

Moderadores: orakio_rob, Goro's Lair, Sabat, Alexandre_Metal

Os retrogames e a mitologia grega - parte I

Mensagempor Grandpa » 22 Ago 2011, 22:42

Introdução:


Resolvi reunir duas paixões minhas (retrogames e mitologia grega) numa mesma série de tópicos.

Desde criança que sou fã de videogames e adoro as histórias da mitologia grega. God of War, a refilmagem de Fúria de Titãs e até Percy Jackson reavivaram o meu interesse pelos deuses, heróis e criaturas mitólogicas da Grécia antiga.

Este primeiro tópico pode ser visto quase como um prequel. Um aperitivo do que vem por aí.

Vou me concentrar aqui nos pinballs, minigames e adventures baseados na mitologia grega. Pretendo ainda escrever mais dois tópicos: um sobre os videogames dos anos 80 e outro sobre os videogames dos anos 90, tirando obviamente os adventures.

Para facilitar o entendimento de quem não está familiarizado com a mitologia grega, eu começo o tópico com um breve glossário dos deuses, criaturas e heróis que são citados no decorrer do texto.



Glossário:


* Atena - deusa da sabedoria, da guerra e da justiça; entre outras coisas.
* Centauro - seres metade homem, metade cavalo.
* Ciclope - gigante com um olho só no meio da testa.
* Hades - Deus do mundo inferior e dos mortos.
* Hercules - semideus, filho de Zeus, famoso pelos 12 trabalhos que fez quando servia ao rei Euristeu. Hércules em grego é chamado de Herakles ou Heracles.
* Hidra - criatura mitológica com corpo de dragão e nove cabeças de serpente que se regeneram.
* Jasão e os Argonautas - Jasão é um herói da mitologia grega famoso por liderar os argonautas - tripulação do navio Argo - na busca pelo velocino de ouro.
* Medusa - Medusa é uma górgona, criatura com cobras na cabeça e que transforma as pessoas em pedra com seu olhar. Era uma bela jovem até ser seduzida por Poseidon no templo de Atena. A deusa enfurecida transformou Medusa em uma górgona.
* Minotauro - Criatura com a cabeça de um touro e corpo de homem que vivia no labirinto do Rei Minos na ilha de Creta.
* Olimpo - o Monte Olimpo na Grécia era a morada dos deuses. É a mais alta montanha grega com quase 3000m de altura.
* Pandora - Pandora foi uma mulher criada pelos deuses que recebeu de cada um uma característica. É mais conhecida por ter aberto uma caixa que continha todos os males da humanidade.
* Pégaso - cavalo alado presente no mito de Perseu e Medusa.
* Perseu - Perseu é um semideus, filho de Zeus com uma humana. É conhecido por derrotar a Medusa e salvar a princesa Andrômeda de um monstro marinho enviado por Poseidon.
* Poseidon - Deus dos mares.
* Teseu - semideus filho de Poseidon ou, em outra versão, um herói filho de Egeu, Rei de Atenas. Teseu ficou famoso por derrotar o minotauro.
* Ulisses - herói da Odisséia escrita por Homero. A Odisséia é um poema épico que narra a aventura de Ulisses para retornar para casa após a Guerra de Tróia. Ulisses também é conhecido como Odysseus.
* Zeus - Deus do trovão. Rei dos deuses.




Pinball:


- Poseidon (1978)

Imagem

Em 1978 a Gottlieb lançou a mesa de pinball Neptune, que foi exportada para a Itália como Poseidon. Poseidon é o deus dos mares na mitologia grega e Netuno é o seu equivalente na mitologia romana.

Este é o registro mais antigo de um jogo eletrônico baseado na mitologia grega que eu encontrei.

Vídeo do pinball funcionando: http://www.youtube.com/watch?v=6EknIDB6D5A


- Hercules (1979)

Imagem

Hercules é um pinball da Atari, considerado o maior pinball já criado. A mesa tem 2,36 metros de comprimento por 1 metro de largura. A bola tem tamanho semelhante a uma bola de baseball.

Veja com seus próprios olhos: http://www.youtube.com/watch?v=kL_S5POJbns

Imagem
Comparação entre o Hercules e um pinball comum.

No ano seguinte a Universal também lançou um pinball batizado de Hercules, mas sem o mesmo sucesso.


- Centaur (1979)

Imagem

Centaur é um pinball espanhol de 1979. Em 1981 a Bally lançou um pinball famoso com o mesmo nome, mas que não tem nada a ver com a mitologia grega.


- Medusa (1981)

Imagem

Pinball da Bally baseado na história da Medusa. O cartaz do jogo dá um show a parte, contando no verso uma versão bem fiel do mito da Medusa.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=tGjCxuzDAK8


- Mythology (1984)

Imagem

A história de Perseu e Medusa é uma das preferidas dos games mitológicos. Quem viu qualquer uma das versões de "Fúria de Titãs" conhece a história. Este pinball europeu é baseado no confronto entre Perseu e a górgona Medusa.


- Cyclopes (1985)

Imagem

Essas criaturas mitológicas são as protagonistas deste pinball da fabricante Game Plan.



Handheld:


- Gorgon (1983)

Imagem

Game & Watch "extra large" da Epoch. Foi lançado na França com o título Le Heros Grec e na Alemanha como Perseus. Baseado no duelo de Perseu contra a Medusa.


- Fights of the Titan (1983)

Imagem

Brinquedinho eletrônico da Epoch passado na Grécia Antiga.

Mais imagens do jogo aqui: http://www.webalice.it/claudia.alessandro/epoch_-_fights_of_the_titan.html



Adventures:


É incrível o número de adventures baseados na mitologia grega, muitos deles apenas em texto puro. São tantos que eu preferi colocá-los neste tópico para não "poluir" os tópicos seguintes.

Acredito que muitos aqui nunca tiveram a oportunidade de jogar um adventure em texto puro. Eles são de uma época onde a memória dos computadores era medida em kilobytes, ao invés de gigabytes. São games de computador por natureza, apesar de existir um ou outro para consoles mais antigos. Nesses jogos a história era o que importava; no máximo tínhamos imagens estáticas para ilustrar passagens da aventura, o início e o fim do jogo. Você interagia com o computador respondendo perguntas usando termos pré-definidos pelo jogo.

Os text adventures foram bastante comuns principalmente na primeira metade dos anos 80, mas na década de 90 os adventures em texto puro ou com imagens estáticas foram substituídos pelos adventures "point and click".

Abaixo mostro vários adventures baseados na mitologia grega.


- Ulysses and the golden fleece (1981)

ImagemImagem
Versões para Commodore 64 e para PC

Em Ulysses and the Golden Fleece você é Ulisses e recebe ordem do rei para buscar o legendário velocino de ouro guardado pelos deuses. Você parte de uma cidadezinha na busca pelo artefato e durante sua jornada encontra várias criaturas mitológicas como sereias, dragões e ciclopes.

O jogo faz bom uso dos gráficos de alta resolução para a época. Na parte de baixo da tela você digita seus comandos e no resto da tela é mostrada uma imagem relativa a situação em que você se encontra.

ImagemImagem
Versão para o Apple II

Ulysses and the Golden Fleece foi produzido pela Sierra e lançado originalmente para os computadores Apple II e PC no longínquo ano de 1981. No ano seguinte foi convertido para os computadores de 8 bits da Atari e em 1984 chegou ao Commodore 64.

A capa do jogo para o Commodore 64 mostra Ulisses no papel que na mitologia coube a Perseu !?

Imagem
Capa "nada a ver" para o Commodore 64

O jogo é muito bem feito para a época, mas a história é uma misturada só. Para começar, quem foi atrás do velocino dourado na mitologia grega foi o herói Jasão e não Ulisses. Outra falha são os deuses que aparecem na história, provenientes da mitologia romana e não da grega. Ao invés de Poseidon, temos Netuno e ao invés de Hades, temos Pluto.

Essa mistura entre mitologia grega e romana não é característica só deste jogo. Como a segunda foi derivada da primeira, é comum vermos os deuses de ambas misturados em alguns games.

Vídeo da versão para Apple II: http://www.youtube.com/watch?v=QTFNKbkxeY8


- Madness & the Minotaur (1981)

Imagem

Um aventureiro entra no labirinto do Rei Minos em Creta para coletar os tesouros lá existentes. Só que esses tesouros são guardados por criaturas mitológicas, incluindo o temível Minotauro. Você conta com a ajuda de magias e de um oráculo que lhe dá preciosas dicas.

Este adventure em texto, lançado para os computadores TRS-80 e Dragon, faz você navegar por um imenso labirinto de 256 salas atrás de tesouros. Para aumentar a longevidade do jogo, os efeitos das magias e as localizações dos monstros e tesouros variam de jogo pra jogo.

Em relação ao mito, a história é razoavelmente coerente, exceto pela existência de outras criaturas que habitam o labirinto, como a hidra. No mito não existia nenhuma criatura mitológica além do Minotauro no labirinto.

ImagemImagem

Madness & Minotaur é um jogo muito querido pelos arqueólogos de videogames, tanto é que é possível encontrar bastante informação sobre ele na internet, ao contrário da maioria dos text adventures. O manual, mapas, a solução completa do jogo e até o código fonte estão disponíveis online e é possível jogá-lo através de um emulador para o TRS-80.

Tudo que você precisa para jogá-lo, ou conhecer mais sobre o game, pode ser encontrado no site abaixo:

http://www.figmentfly.com/madnessandtheminotaur/index.html

A história do Minotauro, que é muito interessante, está bem contada na Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Minotauro


- Labyrinth of Crete (1982)

Imagem

Jasão e Hercules entram num labirinto repleto de armadilhas para recuperar o velocino de ouro. O jogo mistura as histórias de Jasão e Hercules e o labirinto do título é do mito de Teseu e o minotauro.

Uma curiosidade desse jogo é que apesar de ser um text adventure você pode controlar Jasão e Hercules separadamente, por exemplo, na linha de comando você pode mandar Jasão para o norte e Hercules para o sul.

ImagemImagem
Imagens da versão para o Atari 800. O bicho da segunda foto é a Hidra.

Labyrinth of Crete foi lançado em 1982 para Apple II e Commodore 64. No ano seguinte foi portado para o computador da Atari.

OBS: Existe um puzzle de 1996 para o CD-I e Windows com o mesmo nome.


- Perseus and Andromeda (1983)

ImagemImagem
Versões para o Commodore 64 e para o ZX Spectrum.

Perseu e Andrômeda é o nono exemplar da série de adventures em texto Mysterious Adventures. A história é pra lá de conhecida, com o herói Perseu tendo que derrotar a Medusa para salvar Andrômeda do Kraken. O jogo foi lançado na Europa para vários computadores da época, como o Commodore 64 e o ZX Spectrum.


- The Odyssey of Hope (1984)

Imagem

The Odyssey of Hope é um adventure gráfico, baseado na lenda de Pandora, lançado para o ZX Spectrum.

Pandora foi a primeira mulher criada pelos deuses e apesar de alertada, ela abriu uma caixa que continha todos os males da humanidade, que ficou conhecida como Caixa de Pandora. A esperança também estava dentro da caixa, mas foi roubada. Sua missão é recuperá-la e levá-la de volta ao Monte Olimpo.

A história é introduzida com belos gráficos e apesar do conhecimento prévio da lenda não ser necessário, com certeza ajuda a resolver vários enigmas, como a maioria dos adventures baseados na mitologia grega. Os gráficos são acompanhados de efeitos sonoros, algo incomum neste tipo de jogo para a época.

ImagemImagem

Assim como a história do Minotauro, o mito de Pandora também é muito interessante. É mais complexo que a história do jogo e possui mais de uma versão, o que é algo comum na mitologia grega.

Mais sobre o mito de Pandora aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandora


- Return to Ithaca (1985)

Imagem

Mais um text adventure lançado para o ZX Spectrum, que por ter uma ou outra imagem é chamado de graphic adventure.

História do jogo traduzida diretamente da caixinha: "Após a queda de Tróia, os gregos vitoriosos retornam a suas cidades. O último a retornar é Odysseus. Sua jornada para Ítaca, repleta de incontáveis perigos, levou 10 anos. Você interpreta Odysseus e deve viajar para Ítaca para se reunir a sua amada Penelope". Baseado na Odisséia.


- Wrath of Olympus (1986)

ImagemImagem

A "Fúria do Olimpo" é um adventure da softhouse Alpha Omega lançado na Europa em 1986 para o computador Amstrad CPC.

Na Grécia antiga você atrai a ira de Zeus. Como punição, Zeus o deixa sem memória e o único meio de recuperá-la é ir ao mundo inferior governado por Hades para beber água do Lago da Lembrança.

A história é interessante, apesar de não haver menção na mitologia desse Lago da Lembrança. Várias criaturas míticas aparecem no jogo, que exige um certo conhecimento da mitologia grega para resolver alguns quebra-cabeças.


- 1001 BC: A Mediterranean Odyssey (1986)

ImagemImagem

Adventure francês para o Amstrad CPC baseado na Odisséia de Ulisses. Existe ainda um adventure em texto puro chamado The Odyssey[b/] para o [B]Commodore 64 que conta a mesma história.


- The Gorgan (1986)

Imagem

Text adventure da Alpha Software para o Commodore 64. Possui um clone chamado Medusa's Lair.
Um outro text adventure no Commodore 64, também sobre a Medusa, é o Medusa's Cave de 1988.


- Herakles - The Early Trials (1987)

Imagem

Herakles - The Early Trials também é conhecido como Labours of Herakles e foi lançado para o Commodore 64.

Este adventure em texto puro é baseado nos 6 primeiros trabalhos de Hércules. Os 6 restantes ficariam para o jogo seguinte "The Labours of Hearakles - Voyages to Immortality", que ficou apenas na promessa, contudo existe uma versão completa de Labours of Herakles que tem os 12 trabalhos.

Do mesmo ano, também para o Commodore 64, há Herakles, um adventure grego que foi traduzido para o inglês em 2002 e também conta a história de Hércules.


- The Labours of Hercules (1987)

ImagemImagem

The Labours of Hercules é um adventure lançado em 1987 para o ZX Spectrum na Europa. Também apareceu no lado A da compilação Best of the Indies Vol 1 da Zenobi Software lançada em 1991.

O jogo, como o próprio nome diz, é baseado nos 12 trabalhos de Hércules. No sétimo trabalho Hercules luta com o Minotauro, só que no mito a tarefa de Hércules era levar o feroz Touro de Creta ao rei Euristeu. Na mitologia o Touro de Creta foi uma fera que viveu na ilha de Creta e foi capturado por Hercules, mas algumas lendas realmente o associam ao Minotauro.

Labours of Hercules, apesar de ser um adventure em texto puro, é considerado um dos melhores adventures para o ZX Spectrum.

OBS: Também existe para o ZX Spectrum um text adventure espanhol chamado Doce Trabajos de Hercules.


- Jason et la Toison D'or (1988)

Imagem

Text adventure francês, com ilustrações, baseado na história de Jasão e os Argonautas. Foi criado pela Excalibur Software e lançado para o Atari ST na Europa em 1986.

História resumida da caixinha do jogo: "Afastado de seu reino por seu tio, você tem consultado os oráculos. A resposta é clara: para tornar-se rei em casa, Jasão tem que roubar o Velocino de Ouro, escondido nas profundezas de um labirinto. Mas antes de enfrentar o guardião final, o Velocino de Ouro vai exigir que você supere muitos desafios e armadilhas. Assim, a coragem e os deuses estão com você."

ImagemImagem

O velocino de ouro também é conhecido como velo de ouro ou tosão de ouro e segundo a mitologia é a pele com lã de ouro do carneiro alado Crisómalo, que é aquele carneiro que representa o signo de Áries. O mito diz que o velocino está pendurado num carvalho sagrado ao sul das montanhas do Cáucaso.

Em 1990 foi lançado apenas na Europa o adventure em texto puro Jason of the Argonauts para Amstrad CPC, ZX Spectrum e Commodore 64 baseado na mesma lenda.


- Myth (1989)

Imagem
Imagem da versão para Atari ST.

Myth se passa na Grécia antiga. Você é Poseidon e deve ir ao mundo inferior pegar o capacete negro de Hades.

Myth é um text adventure ou ficção interativa com gráficos, como foi anunciado na época, que possui apenas 4 imagens, que se repetem em pontos diferentes do jogo.

ImagemImagem
Versão para PC.

É um jogo bem curto, que foi distribuído na Europa para os membros de um clube de jogadores de adventures chamado Official Secrets. Possui versões para a maioria dos computadores de 8 e 16 bits da época, como Amiga, ZX Spectrum e PC. Por ser um jogo promocional, distribuído para membros de um clube, Myth é bastante raro.

Não confundir com o jogo Myth: History in the Making, que é um game de plataforma.

OBS: O capacete negro de Hades realmente é citado na mitologia grega e quem o usa fica invisível.


- Theseus and the Minotaur (1990)

ImagemImagem
Teseu e o Minotauro no ZX Spectrum.

Text adventure lançado para os micros ZX Spectrum em 1990 e Commodore 64 em 1992 pela especialista no ramo Zenobi Software.

O jogo tem duas partes. Na primeira, "Journey to Athens and Hades", Teseu deve encontrar uma espada e um par de sandálias escondido pelo rei Egeu de Atenas para provar que é seu filho. Na segunda parte, "Theseus' adventures on the island of Crete", a tarefa de Teseu é encontrar e matar o Minotauro.

Não confundir com o seminal jogo de labirinto de mesmo nome para o Apple 2 dos anos 80, que será visto no próximo tópico, e nem com o Final Odyssey Theseus verses the Minotaur do Amiga, já nos anos 90, que será visto na última parte deste especial.


- Perseus (1993)

Imagem

Outro adventure em texto criado e distribuído na Europa pela Zenobi Software para o ZX Spectrum. Apareceu no lado B da compilação Probably the Last Big Disk.

Perseus conta a velha história já conhecida do filme "Fúria de Titãs".



Principais Referências:

Atarimania: http://www.atarimania.com
CASA: http://solutionarchive.com/
CPC Game Reviews: http://www.cpcgamereviews.com/
GB64.cOM: http://www.gb64.com/index.php
Handheld Museum: http://www.handheldmuseum.com/Epoch/Gorgon.htm
Internet Pinball Database: http://www.ipdb.org/
Mobygames: http://www.mobygames.com/
Sinclair ZX Spectrum Reviews: http://www.zxspectrumreviews.co.uk/
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/
World of Spectrum: http://www.worldofspectrum.org/
Avatar do usuário
Grandpa
 
Mensagens: 787
Registrado em: 03 Nov 2007, 21:11
Localização: Dagobah

Re: Os retrogames e a mitologia grega - parte I

Mensagempor Grandpa » 22 Ago 2011, 22:47

Postei este tópico originalmente no Retrospace há pouco tempo. Sei que tem gente que frequenta aqui e lá também que já deve ter visto, mas como nem todos acessam os 2 foruns eu trouxe pra cá também. Semana que vem eu posto a 2a parte. A terceira e última eu ainda não comecei a escrever.

Boa leitura a todos.
Avatar do usuário
Grandpa
 
Mensagens: 787
Registrado em: 03 Nov 2007, 21:11
Localização: Dagobah

Re: Os retrogames e a mitologia grega - parte I

Mensagempor Steam Baron » 22 Ago 2011, 23:09

Grandpa, perdoe minha ignorância mas...

A mitologia romana não é importada da grega, o que em suma significa que ambas são praticamente a mesma coisa?
Avatar do usuário
Steam Baron
 
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Ago 2011, 23:38

Re: Os retrogames e a mitologia grega - parte I

Mensagempor Grandpa » 23 Ago 2011, 09:56

Steam Baron escreveu:Grandpa, perdoe minha ignorância mas...

A mitologia romana não é importada da grega, o que em suma significa que ambas são praticamente a mesma coisa?


É sim. A mitologia romana é baseada na grega, só que muda todos os nomes dos deuses: Poseidon vira Netuno, Afrodite passa a ser Vênus e por aí vai. As histórias são praticamente as mesmas. Tanto é que muita gente prefere usar o termo mitologia greco-romana, que engloba as duas.

O que acontece com certa frequência nos videogames é que misturam os nomes dos dois lados.
Avatar do usuário
Grandpa
 
Mensagens: 787
Registrado em: 03 Nov 2007, 21:11
Localização: Dagobah

Re: Os retrogames e a mitologia grega - parte I

Mensagempor RSavi » 23 Ago 2011, 23:42

Show a parte seus tópicos Grandpa!!!
Eu vi seus tópicos sobre mitologia no Retrospace, fico muito feliz por vc ter trazido para cá.
"Se todos ao seu redor estão desesperados exceto você, provavelmente você ainda não compreendeu a gravidade do problema!"

Imagem
Avatar do usuário
RSavi
Site Admin
 
Mensagens: 333
Registrado em: 25 Jul 2007, 13:27
Localização: Blumenau/SC

Re: Os retrogames e a mitologia grega - parte I

Mensagempor B - Mark » 15 Set 2011, 15:19

Eu já tinha visto esse tópico no Retrospace e abaixo vai a minha opinião que postei lá:

Bom tópico Grandpa.

Também gosto muito da mitologia grega e quando se tratava de Retrogames com essa temática me lembrava de Kid Icarus e Phelios, que espero estarem nos próximos tópicos.

Não conhecia nenhum dos jogos referidos nesse tópico, mas achei interessante uma cultura rica ser usada como temática de games e máquinas de pinball.

Em 2008, escrevi um especial sobre o Kid Icarus as vésperas do lançamento de Super Smash Bros. Brawl para Wii.
Imagem

:sms: :md: :psp: :ps2: :nes: - Phantom System
Avatar do usuário
B - Mark
 
Mensagens: 245
Registrado em: 03 Ago 2007, 02:20


Voltar para Análises

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


cron