Problemas com Multitap de PS2 (Louca Solução?)!

Moderação, Ajuda, Comunicados e informações importantes!

Moderadores: orakio_rob, Goro's Lair, Sabat

Problemas com Multitap de PS2 (Louca Solução?)!

Mensagempor Goro's Lair » 07 Out 2009, 01:31

Caros amigos do Fórum.

Comprei recentemente um Multitap de PS2 (modelo MT-9 da Fox New) e tive uma infeliz surpresa:

ao testá-lo na loja (já havia sido trocado por problema similar), ele reconheceu automaticamente (acendeu todas as luzes dos controles analógicos) todos os controles (originais Sony PS2). Ao sair da loja, testando em outro PS2, ele reconheceu apenas o primeiro controle.

Sei que está passando energia nos controles, mas preciso acionar o modo analógico para isso (e o controle não funciona). Nos controles ligados aos slots B, C e D do Multitap, eles ficam ligados alguns segundos e apagam. Logicamente que seria mais fácil ir à loja e devolver o produto e comprar um novo Multitap. Pois bem, fiz uma pesquisa sobre o problema e até mesmo com o Multitap original da Sony isso acontece e com frequencia (sendo que a mesma informou ser um problema no slot do console - não todos, mas naquele caso específico do relato que li, era)!

Cheguei à seguinte conclusão (baseando-me nos vários e vários e vários relatos de pessoas com o mesmo problema, mas com multitaps de marcas diferentes):

Talvez determinados modelos do console (são várias as séries: 3000, 5000, 7000 e etc) não consigam alimentar controles adicionais (principalmente aqueles que tenham um mochip instalado). Logicamente que pode ser uma falha de um lote para o outro, mas a incidência do mesmo problema em várias fontes e de vários países me fazem acreditar que o problema esteja no console e em sua péssima distribuição da energia necessária aos controles / periféricos extras.

Daí fiquei com receio de gastar mais dinheiro com um produto que também possa dar problema. A, antes que me esqueça, o modelo de PS2 usado é o Slimline SCPH 79001 (o que deu o problema, o outro, o da loja, não me recordo a série).

Conversando com o Nigazallucard sobre isso, ele me informou que, para usar o Force Feedaback via porta paralela, seria necessária uma fonte de 9v para alimentar o controle. Então me veio a mente o esquema abaixo (adaptação de controles de PSX / PS1 / PS2 no PC via porta paralela)

Imagem

Pensando nele, imaginei em cortar os fios do Multitap, soldá-los a uma chave seletora e soldar os cabos em um plug para uma fonte de 9v (eliminando o uso dessa energia proveniente do console, uma vez que os cabos com os dados de informação não seriam mexidos). Daí criaria uma espécie de conector adaptador para essa fonte extra e, caso algum outro console pudesse ter essa energia suficiente, com a chave seletora, ele voltaria à sua condição original.

Agora, caros amigos, pergunto a vocês:

É uma idéia viável? Alguém já teve problema similar antes? Conseguiram resolver? De que jeito?

Dêem suas opiniões, pois estou pegando coragem e ânimo para "passar a faca e o ferro" no Multitap! (hahaahahaha)

Abraços,
Goro.
Aos fortes, a Vitória!
Aos fracos ... o esquecimento!

:nes: :snes: :x68k
Goro's Lair

Re: Problemas com Multitap de PS2 (Louca Solução?)!

Mensagempor Piga » 07 Out 2009, 16:48

Olha Gorão, na teoria funciona, mas aí eu indago o seguinte.

Será que o multitap ou o próprio console não precisa do sinal da energia para saber que o acessório e/ou controles adicionais estão plugados?

Pode acontecer de que, ao conectar um plug no slot sem a pinagem de energia, o console "pense" que não há nada conectado. Dessa forma o multitap não funcionaria nem parcialmente.

Realmente é um caso a se pesquisar. Eu particulamente nunca ouvi falar de adaptações desse tipo. Tão pouco estou dizendo que é impossível.

Mas acho que valeria tentar. Já que o multitap aparentemente está sem utilidade pra vc. O que pode acontecer é não funcionar. Aí é só refazer as ligações originais.

Desculpa não poder ajudar mais. Falow!!! :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Piga

Voltar para Moderação / Ajuda