Críticas e Sugestões

Moderação, Ajuda, Comunicados e informações importantes!

Moderadores: orakio_rob, Goro's Lair, Sabat

Re: Sugestões

Mensagempor Xander » 13 Ago 2007, 01:22

BFFUX escreveu:No geral, o fórum está muito bom em termos de estrutura e, principalmente, conteúdo. Não obstante, gostaria de dar algumas sugestões:

:arrow: Acredito que os subfóruns Nextbits, Conversa Fiada e Moderação/ Ajuda deveriam sair do espaço Geral e serem colocados em um espaço chamado Offtopic (ou algo do tipo). Como o escopo do fórum é o universo dos jogos antigos, acredito que esses três subfóruns não deveriam estar junto dos fóruns principais.

Até antes de sábado estes sub-fóruns estavam em off-topic. Mas foi alterado de novo porque diversos usuários ficaram insatisfeitos com a nova estrutura. No entanto, o sub-fórum dedicado à moderação e ajuda não é off-topic já que trata de questões pertinentes ao próprio fórum.

BFFUX escreveu::arrow: Direcionar o foco do subfórum Emuladores de Consoles somente para emulação. Observei que tem alguns tópicos lá que abordam aspectos gerais dos jogos e não comentam sobre emulação. Exemplos: Especial NES: Os jogos da Sega feitos para o console, Adventure 2: Lançamento Para Atari 5200, Shooters para consoles, Primeiro jogo de Yuji Naka (Criador de Sonic), Vocês concordam com essa lista?, entre vários outros tópicos.
A maioria desses tópicos deveria ser colocada no fórum Retrobits e alguns no de Análises. O que se vê atualmente é que as seções Emuladores de Consoles e Retrobits estão com escopos muito parecidos. Direcionar melhor o foco do primeiro ajudaria a resolver a situação.

São exatamente algumas das teclas que eu vinha martelando também a uns dias, a repetição de assuntos iguais em mais de um sub-fórum. De qualquer forma, foi deixado claro pela administração por mais de uma vez que o que está sendo feito aqui, é para agradar a maioria e não necessariamente o que é mais organizado. Estão tentando ao máximo dar aos usuários o que eles querem. :wink: E pelo que me falaram, a maioria preferia a maneira como o fórum foi implantado em sua estréia, com alguns assuntos iguais fragmentados por mais de um sub-fórum.

Uma coisa é fato. Vai ser impossível agradar 100% a toda a base de usuários do fórum.
:arrow: Game Monk - Meu blog dedicado à cultura gamer
Xander

Re: Sugestões

Mensagempor BFFUX » 13 Ago 2007, 04:52

Xander escreveu:No entanto, o sub-fórum dedicado à moderação e ajuda não é off-topic já que trata de questões pertinentes ao próprio fórum.

Nesse ponto não concordo totalmente contigo, caro Xander. Isso depende muito do ponto de vista que tu estás considerando para definir o que é ou não off-topic. Veja só...

Qual é o escopo do fórum? Resumidamente seria o universo dos videogames e jogos antigos e os elementos referentes a eles (emulação, roms...). Esse é o foco do fórum, certo? Considerando essa visão, podemos afirmar que tudo que não se relaciona diretamente com videogames e jogos antigos não está dentro do principal objetivo do fórum, isto é, off-topic. O subfórum Moderação/Ajuda é um espaço reservado para os moderadores e usuários fazerem observações sobre o fórum (sugestões, reclamações, etc...), ou seja, ele é apenas um instrumento de apoio ao bom funcionamento do fórum. Portanto, ele não tem ligação direta com jogos eletrônicos. Colocar o subfórum Moderação/Ajuda como um dos principais seria priorizar o meio em vez do fim. Por isso, vejo essa seção como off-topic.

Mas concordo contigo. Realmente será muito difícil agradar todos...
*BRUNO FERNANDES FERREIRA*
BFFUX

Mensagempor Xander » 13 Ago 2007, 08:51

Entendo seu ponto de vista. É uma maneira de se ver as coisas. Inclusive um fórum que gerencio no AnimaXer tem este tipo de seção separada(mas não como off-topic).

No entanto, não vejo como off-topic o fórum tratar do pŕoprio fórum.
:arrow: Game Monk - Meu blog dedicado à cultura gamer
Xander

Mensagempor RaChAcUcA » 22 Ago 2007, 12:57

Qto ao layout do forum ta muito bom!

O que precisa eh bombar de noticias e informações geral, e muita propaganda pra chamar os users que fazem parte desse meio. Eu mesmo participo de outros fóruns e deixei uma assinatura com o endereço do Retrobits.

E só pra informar ja contribui com um tuto de emulador pra celular na seção de portáteis.

E vou contribuir com o que eu puder.

Abraços!
RaChAcUcA

Mensagempor Trezoitao38 » 22 Ago 2007, 13:14

Acho que propaganda é desnecessário, e se fizermos isso, o fórum ficar grande e tudo mais podem ter certeza que teremos problemas com direitos autorais, disponibilidade de roms e por ai vai. Por isso é bom só mostrar o fórum para amigos e gente da internet que realmente se interessa em jogos antigos.

E é claro que com o tempo o fórum vai virando referencial em buscas do google, alguem pode cair aqui sem querer e começar a gostar da coisa.
Trezoitao38

TUTORIAIS!

Mensagempor Goro's Lair » 24 Set 2007, 18:49

Gostaria de sugerir o seguinte:

que todos os tutoriais (seja de consoles, arcades, portáteis, construção de periféricos, etc) fossem colocados na parte TUTORIAIS da página principal do Portal RETROBITS (além do Fórum), com uma espécie de hiperlink que, a cada nova modificação feita pelos respectivos autores, seus tutoriais fossem automaticamente atualizados, onde quer que estivessem!

É isso aí, forte abraço e sucesso a todos!
Aos fortes, a Vitória!
Aos fracos ... o esquecimento!

:nes: :snes: :x68k
Goro's Lair

Re: TUTORIAIS!

Mensagempor XMib » 25 Set 2007, 15:24

Goro's Lair escreveu:Gostaria de sugerir o seguinte:

que todos os tutoriais (seja de consoles, arcades, portáteis, construção de periféricos, etc) fossem colocados na parte TUTORIAIS da página principal do Portal RETROBITS (além do Fórum), com uma espécie de hiperlink que, a cada nova modificação feita pelos respectivos autores, seus tutoriais fossem automaticamente atualizados, onde quer que estivessem!

Concordo, achei ótima a idéia. Acho que o forum tb precisa de uma nova organização (de novo.rss). Tipo, pelos menos em geral criar uma seção de tutoriais. Isso faz muita falta e ficam diversos tópicos misturados.
Bons tempos
Imagem :nes: :snes: :md: :dc1:
Yuzo Koshiro DJ of Streets of Rage:
http://www.youtube.com/watch?v=BE_1M8CiINM
XMib

Re: TUTORIAIS!

Mensagempor Samuel Batista » 25 Set 2007, 15:41

nigazallucard escreveu:
XMib escreveu:
Goro's Lair escreveu:Gostaria de sugerir o seguinte:

Concordo, achei ótima a idéia. Acho que o forum tb precisa de uma nova organização (de novo.rss). Tipo, pelos menos em geral criar uma seção de tutoriais. Isso faz muita falta e ficam diversos tópicos misturados.

eh verdade, logo nos reuniremos a respeito, eh q na organizaçao ta tipo tutorial de emular tal emu em tal console na seçao "emuladores para console", tipo assim. e nao tem essa divisao no site... simplesmente jogar lá ficara bagunçado.... terá q alterar o sistema no portal. Por isso tem q ser visto. e será!

Ae pessoal, vou ver com o Boca prele dar uma organizar nos tutoriais do forum e criar novas áreas para melhorar o acesso aos tutoriais. Quanto aos tutoriais serem postados na capa do retrobits é só uma questão de recomendação da galera. Isso vale para todos os tópicos, como tu aqui é no fórum é de grande interesse é mais legal que os tópicos mais recomendados pela galera sejam postados também no portal!

Então se querem ver algo na capa! RECOMENDEM!

Abraço galera!

PS; To sumido por pura falta de tempo. Vários trabalhos profissionais sendo feitos ao mesmo tempo de trabalhos e provas acadêmicas. Logo logo estarei voltando a ser mais participativo!
"Taylor inventou o time attack" (Samuel Batista)

:gbclassic: :ds:
Samuel Batista
Site Admin

SEÇÃO: DOWNLOAD!

Mensagempor Goro's Lair » 24 Dez 2007, 19:04

Caros amigos.

Após analisar muito em outros sites e observar que muitos usuários aqui possuem romsets completos, gostaria de sugerir uma seção de Downloads no RETROBITS.

Mas, sugiro que fossem disponibilizadas apenas as roms origianais de cada versão, ex:

Battletoads NES (Americano, Europeu, Japonês) =

Battletoads (U)!
Battletoads (E)!
Battletoads (J)!

Os downloads apenas seriam oferecidos a membros cadastrados. E, poderíamos juntar com todos os membros participantes do Retrobtis uma grana para adquirirmos um segundo servidor com HD de um Terabyte (só para downloads) para as roms e isos.

Daí, além de isos de PSX, Sega Saturn, Dreamcast, PS2, Nintendo DS, GBA, NES, SNES, etc poderíamos disponibilizar os emuladores já com as bios e configurados, etc.

Bem, é uma idéia e sei que é totalmente possível, mas gostaria de saber se ela é interessante!

A, também poderíamos disponibilizar os DVDs de jogos para Arcade Laser Disc (como o Daphne), bem como as isos para ele.

Bem, é isso aí!

Abraços!
Aos fortes, a Vitória!
Aos fracos ... o esquecimento!

:nes: :snes: :x68k
Goro's Lair

Re: SEÇÃO: DOWNLOAD!

Mensagempor Samuel Batista » 24 Dez 2007, 20:52

Goro's Lair escreveu:Caros amigos.

Após analisar muito em outros sites e observar que muitos usuários aqui possuem romsets completos, gostaria de sugerir uma seção de Downloads no RETROBITS.

Mas, sugiro que fossem disponibilizadas apenas as roms origianais de cada versão, ex:

Battletoads NES (Americano, Europeu, Japonês) =

Battletoads (U)!
Battletoads (E)!
Battletoads (J)!

Os downloads apenas seriam oferecidos a membros cadastrados. E, poderíamos juntar com todos os membros participantes do Retrobtis uma grana para adquirirmos um segundo servidor com HD de um Terabyte (só para downloads) para as roms e isos.

Daí, além de isos de PSX, Sega Saturn, Dreamcast, PS2, Nintendo DS, GBA, NES, SNES, etc poderíamos disponibilizar os emuladores já com as bios e configurados, etc.

Bem, é uma idéia e sei que é totalmente possível, mas gostaria de saber se ela é interessante!

A, também poderíamos disponibilizar os DVDs de jogos para Arcade Laser Disc (como o Daphne), bem como as isos para ele.

Bem, é isso aí!

Abraços!

Renato, a idéia é sensacional e não seria tão difícil desenrolar isso, tecnicamente falando!

Mas isso poderia nos trazer problemas jurídicos pois como todos sabemos a emulação é um tipo de pirataria mesmo os consoles não sendo mais produzidos.

Acho que a sua idéia ficaria sensacional se ao invés de deixar os arquivos hospedados em servidores dedicados com hds gigantes fizessmos algo mais simples, como por exemplo uma romset retrobits da forma que você disse, apenas com as versões originais. A maioria dos clientes de torrent dão a opção de você baixar apenas os arquivos selecionados, ou seja você não precisa baixar a romset completa caso queira um único jogo!

Dessa forma, a galera que manja mais de torrent (creio eu que o Nigaz e o Corisco) poderiam gerar os .torrents dae disponibilizariamos esses arquivos arquivos para os outros baixarem.

Então assim teriamos o "snes_romsetretrobits.torrent", "psx_romset_retrobits.torrent", "segacd_romset_retrobits.torrent"

Sacou?

Feliz Natal! :)
"Taylor inventou o time attack" (Samuel Batista)

:gbclassic: :ds:
Samuel Batista
Site Admin

Mensagempor Boca-Fox » 24 Dez 2007, 21:36

Realmente, ter problemas com direitos autorais é osso, não vale mesmo a pena.

Já a opção torrent, achei interessante. Eu mesmo, baixo torrent o dia todo, seja em casa seja na lan, diretão.

Falow.
Imagem
Imagem
"OS MELHORES JOGOS SOBREVIVERÃO PARA SEMPRE"
Alexey Pajitnov - Inventor do TETRIS
http://williampinheiro482.blogspot.com/
Boca-Fox
Site Admin

Mensagempor Makunouchi Ippo » 24 Dez 2007, 21:51

Boca-Fox escreveu:Realmente, ter problemas com direitos autorais é osso, não vale mesmo a pena.

Já a opção torrent, achei interessante. Eu mesmo, baixo torrent o dia todo, seja em casa seja na lan, diretão.

Falow.

concordo com a ideia do torrent, acho mais pratico e mais facil de se manter
se o pessoal for mesmo fazer, estou a disposição para ajudar :wink:
Makunouchi Ippo

Mensagempor Charlie_Brown » 19 Mai 2008, 00:13

Gostaria de sugerir que tirassem a frase "[faça inveja]" do tópico de coleções.
Depois daquela conversa sobre colecionismo e vicio, parece que a galera ta com um pouco de receio de postar itens da coleção.
Acho que ninguém daqui do forum quer fazer inveja, mas compartilhar os itens com os amigos.
Valeu!
em breve :ps2:
Charlie_Brown

Mensagempor rodiabloalmeida » 04 Jun 2008, 12:20

Sugiro que o forum não seja tão completo :lol: Brincadeira, mas o fato é que eu rodei e rodei pelo forum pra ver se podia contribuir de alguma forma e acabei tendo que vir aqui pra dizer que não conheço um site sobre emulação mais completo tipo "tudo em um" igual a esse aqui.

Só tenho uma coisa a dizer: Retrobits + Ngemu = perfeição.............. exceto pelo fato de que o Boca é bem mais educado que o Bositman, devo salientar 8)

No mais, acho muito bom um forum assim tão completo, polido e, o melhor de tudo, sob controle de brasileiros. Vida longa a emulation-scene. Parabéns a todos aqui. :wink:
A era de ouro nunca morre pois estará sempre viva na nossa memória.
rodiabloalmeida

Mensagempor Boca-Fox » 04 Jun 2008, 17:07

nigazallucard escreveu:
E quanto ao boca, sim ele é muitissimo educado, quando está CALMO, agora, deixe o bixin nervoso, deixe!!!
shushushushushu

Abraço!

Eu sou muito mal...

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Imagem
Imagem
"OS MELHORES JOGOS SOBREVIVERÃO PARA SEMPRE"
Alexey Pajitnov - Inventor do TETRIS
http://williampinheiro482.blogspot.com/
Boca-Fox
Site Admin

AnteriorPróximo