Kaiser Knuckle: Um Jogo de Luta Que Quase Ninguém Viu

De 64 Bits pra baixo tá valendo!

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Kaiser Knuckle: Um Jogo de Luta Que Quase Ninguém Viu

Mensagempor Mestre Ryu Kanzuki » 14 Set 2011, 21:26

NESTE TÓPICO
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DEDO NO JOYSTICK

PRELÚDIO
REPUTAÇÃO

TESTANDO O JOGO
PEÇA DE VITRINE
TRILHA SONORA
CURIOSIDADES
CONHEÇA OS CANDIDATOS A IMPERADOR TODO PODEROSO
SISTEMA DE JOGO
DECRETO


FICHA TÉCNICA
CRÉDITOS
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PRELÚDIO
REPUTAÇÃO
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Atualmente, a fabricante Taito ficou em evidência no ramo dos jogos de luta graças a placa Taito Type² que comportou Street Fighter IV e The King Of Fighters XII para os Arcades. O que muitos podem não lembrar, ou ter conhecimento, é de que ela também investiu em alguns jogos de luta durante a febre dos anos 90. Kaiser Knuckle (nome do jogo, dentre outros tantos títulos deste) é um exemplo dessa empreitada que praticamente passou despercebida por grande parte do público.
Estão todos com protetores? Vamos Testar o Jogo.

TESTANDO O JOGO
ImagemKAISER KNUCKLE

PEÇA DE VITRINE
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Dentre tantas outras cópias da geração Street Fighter II, Kaiser Knuckle era só mais um. Mas há qualidades técnicas realmente notáveis no campo sonoro e gráfico.
Os gráficos investem em detalhismo. Cenários são devastados em meio a pancadaria e efeitos visuais como o Zoom fazem o atrativo aos olhos nus. Há também opção, no sistema interno da máquina, entre escolher yes or no para a opção blood. com esta opção ativada os persoangens perdem sangue no meio dos ataques.

TRILHA SONORA

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A raríssima trilha sonora composta por Yasuhisa Yack Watanabe (Street Fighter EX 2 e 3) é extremamente caprichada e é merecedora do título Melhor dos Melhores do Santuário Do MestreRyu - Categoria: Punho Dourado por Melhor Trilha Sonora. Parece que a Taito tratou o seu Kaiser Knuckle como uma estrela comercial. A intenção é bem clara: promover os seus personagens. Além das fantásticas músicas há também faixas com dramatização unindo musicas do game e falas dos personagens.

CONHEÇAM OS CANDIDATOS A IMPERADOR TODO PODEROSO
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Aqui nós encontramos personagens característicos


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Kazuya: É o protagonista, com todos os cliches da geração Street Fighter II: projetéis e soco do dragão, na parática. Visualmente, dá pra se notar que é um guerreiro mais largado do que seu mestre inspirador, Ryu. Luta descamisolado, usa cabelos grandes, pulseiras vermelhas, com rasgos na calça (marca interessante) e chinelos de madeira (Akuma também aderiu à moda). Este personagem gera um espaço para, também, se fazer algumas comparações com persoangens de anime e mangá, como Goku e Kenshiro - algumas das fontes também bebidas pela série Street Fighter.

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Shoooryuuukennn..!! Ops.. não é com as mãos..mas com os pés. O casamento perfeito do Shoryuken de Ryu com o Rising Tackle de Terry Bogard.


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O jogo também tem o seu Duck King. Seu nome é: Boggy.

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Os dancarinos de Hip Hop reconhecerão os seus breaks.

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Lihua (Leehua): Uma espécie de Sheera japonesa de cabelo preto. Manda Barts pelos ares com o seu furacão fatal.

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Barts: Detém um estilo de luta misto e um visual meio punk. Seus golpes lembram bastante Guile e Terry Bogard. Ele pode lançar até duas magias ao mesmo tempo com as variações do seu projétil, Aura Cannon

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Barts enfia a porrada em Kazuya.


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Gekkou: Um ninja que utiliza técnicas tradicionais, como shurykens e golpes ilusionários. Tem também uma giratória, a la TatsumakiSenpuKyaku de Ryu & Ken, com o corpo.

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Olha a enterrada


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Finalmente, uma mulher brasileira lutando. A personagem não nos salva da visão não civilizada nos jogos de luta desse estilo, mas, desta vez, não temos um monstrengo verde de cabelos vermelhos representando o cidadão Brasileiro, mas uma amazona. Liza envoca aves e um macaco de estimação (onde será que os gringos Japoneses tiram essa idéia?). E é uma das mais carismáticas do game e, também, com o melhor tema musical. A garotinha tem todo um tom bem Nakoruru de ser. Quer mais clichê? O cenário dela é típico, uma selva na Amazônia, apesar de levemente reimaginada.
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Ela não é uma graça?


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Wulong: E para não perder o costume, temos aqui, um represetante do Kung Fu. Seus golpes apresentam, de maneira transparente, a imagem mitológica da arte: projéteis rasteiros na formas de dragões, além de suas técnicas especiais flutuantes.
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Entusiastas darão gritinhos, alinhando os dentes, ao ver o seu vôo do dragão.


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J Macoy: É o Balrog que todo jogador de Ken gostaria de ver, pelo menos uma vez na vida, em Street Fighter II. Um boxeador que utiliza os pés e usufrui de ganchos violentíssimos batizados pelo papai Sheng Long.

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Marco: É uma múmia muito esquentada que muitos poderão compará-lo como uma dupla encarnação de Anakaris e Dhalsim. Seus golpes podem acertar a uma longa distância e utiliza umas agarradas bem encapetadas, como esta abaixo:
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SEGUUURA! O monstrengo dá uma de Homem-Bomba em seu explosivo fatal.


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Gonzales: O judoca Russo parrudão é o sub-chefe do jogo que Goro Daimon deveria estar com inveja. A melhor forma de derrotá-lo é atacando de longe, sempre que ele rolar em sua direção, aproveite para passar para o outro lado, e seja feliz (sem amassos).

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É isso aí, Kazuya.


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Azteca: O chefe (final?) é um guerreiro de tradições históricas, como o seu suposto nome o descreve, que vem do povo Asteca, representando o México. Domina com ataques enlouquecedores, com cabelos e..

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Olha a bolinha.


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General: Personagem que não podia faltar num jogo desta geração: um supervilão com roupas militares. Este megachefe é extremamente sujo. Fedorento até dizer chega (ou mais que isso). Uma dica (jogando com Kazuya) é ficar fazendo rasteiras alternadas entre chute fraco e médio agachado, de longe, até o sacana pedir arrego.

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Só dá para encará-lo se você conseguir passar por todas as lutas do jogo, contra a CPU, sem perca de nenhum Round. Moleza? Vai nessa.


SISTEMA DE JOGO
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POW! ESSA DOEU.


É aqui que nós nos encostamos no maior ponto fraco do jogo. Contra o CPU, é humanamente impossível jogar contra, lealmente, mesmo conhecendo o básico do sistema.

O jogo não segue apenas a linha de Street Fighter II (6 botões e uma certa sequência de comandos, deslizando dedo no controle, pra fazer um especial). Há também uma semelhança de Darstalkers, os personagens fortalecem seus especiais comuns apertando dois botões de ataque do controle ao fim de uma sequencia de comando simples com o Botão D (sem ter de deslizar 2 vezes o direcional, como em SSFIIX), é como eu descreveria, respectivamente, como a 4ª intensidade do movimento (ex: em jogos como Street Fighter e Darkstalkers 1, existem apenas 3 intensidades de especial, respectivamente: fraco, médio e forte), com socos e chutes, há ainda 8 intensidades (fraco+médio e médio+forte, respectivamente).

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Projéteis também podem ser reforçados em cenários especiais, de alguns personagens, com áreas de fogo ou eletricidade.Essa interação com cenários, lembra bastante clássicos como World Heroes, embora os mesmos funcionassem apenas como armadilhas.

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Movimentos Fatais (Danger Moves?): Popularizado nos jogos do gênero pela SNK. Pode-se excecutar estes movimentos com a barra piscando em vermelho, estando quase no fim.

DECRETO
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Este raro título é mais um exemplo dentre os outros jogos do gênero do período de 1994: tentam seguir a linha Capcom Street Fighter II de qualidade, mas derrapam na jogabilidade horrorosa. Um jogo bonito de se ver e de se ouvir, impossível de se jogar. Haja desequilíbrio.
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FICHA TÉCNICA
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Título Original: Kaiser Knuckle (カイザーナックル)
Jogadores: 1 ou 2
Fabricante: Taito
Sistema: Arcades
País: Japão
Data de Lançamento: Julho de 1994

CRÉDITOS
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Pesquisa, Captura e edição de imagens, Textos e Conversão
Mestre Ryu

Uma Análise de
Mestre Ryu

Figurantes especialmente convidados para este artigo
Ryu (Street Fighter), Ken (Street Fighter), Duck King (Fatal Fury), Dhalsim (Street Fighter II), Anakaris (Vampire/ Darkstalkers), Koshiro (Hokuto No Ken), Goku (Dragon Ball Z), Akuma (Super Street Fighter II X), Nakoruru (Samurai Spirtis/ Samurai Shodown), Goro Daimon (The King Of Fighters), Sheera (He-Man)

Postagem original disponível em
Santuário Do Mestre Ryu

Ouça uma amostra da trilha deste jogo em meu canal no You Tube: Clique Aqui


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Obrigado por acompanahar este Post até o fim.
Gostaria de ver mais? Acompanhe estes links quentíssimos. Segue abaixo:

Publicação Original
(Inclui atualizações e todas as fotos)
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Extras de Colecionador
(Conheça mais Informações do jogo, incluindo as outras versões, e o processo de criação desta matéria)
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Para visualizar continuidades com todas as fotos, extras e atualizações, acompanhe pelo endereço do Label: clique aqui para acessar.
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Re: Kaiser Knuckle: Um Jogo de Luta Que Quase Ninguém Viu

Mensagempor Polonesa » 15 Set 2011, 08:39

Na época do street fighter eu nunca vi esse jogo.
Tinha para video-game também?
Gostei do físico da bonequinha vestida de oncinha,essa é do meu time :)
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Re: Kaiser Knuckle: Um Jogo de Luta Que Quase Ninguém Viu

Mensagempor RSavi » 15 Set 2011, 12:20

Show de bola Mestre! Primeiramente é muito bom ver você devolta por aqui.

Eu não conhecia o jogo, mas realmente é mais um clone de Street Fighter, a semelhança é tenebrosa!!
"Se todos ao seu redor estão desesperados exceto você, provavelmente você ainda não compreendeu a gravidade do problema!"

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Re: Kaiser Knuckle: Um Jogo de Luta Que Quase Ninguém Viu

Mensagempor B - Mark » 15 Set 2011, 15:15

Eu já tinha visto essa análise no Retrospace antes e abaixo vai minha resposta que postei lá.

Belo topico Ryu.

Assim como eu que tambem procuro por jogos obscuros esse eu nunca tinha ouvido falar dele antes.

Achei ele bem interessante.

Pena que não saiu para Mega Drive e SNES.

Depois vou procurar pela ROM do jogo.
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Re: Kaiser Knuckle: Um Jogo de Luta Que Quase Ninguém Viu

Mensagempor Mestre Ryu Kanzuki » 16 Set 2011, 18:51

Polonesa escreveu:Na época do street fighter eu nunca vi esse jogo.
Tinha para video-game também?
Gostei do físico da bonequinha vestida de oncinha,essa é do meu time :)

Olá, Polonesa.
Esse jogo nunca foi lançado para videogame.
Hehe Eu também gosto dela.. e da Lihua, minha favorita.

RSavi escreveu:Show de bola Mestre! Primeiramente é muito bom ver você devolta por aqui.

Eu não conhecia o jogo, mas realmente é mais um clone de Street Fighter, a semelhança é tenebrosa!!


O prazer é todo meu, meu amigo. É emocionante estar de volta. Eu não conseguia vir aqui pra postar devido a dedicação ao blog (a pesada série dedicada aos 20 anos de Street Fighter II tem tomado todo o meu tempo) e outras responsabilidades externas. Mas eu precisava abrir uma excessão de todo jeito para voltar a postar aqui. O convite foi uma honra. Voltei pra ficar. E se preparem que vem mais posts especiais pra galera. \o/

Realmente é mais um clone mesmo.. sendo que há algumas coisas curiosas.. o destaque vai pra trilha sonora (como citado no review).

B - Mark escreveu:Eu já tinha visto essa análise no Retrospace antes e abaixo vai minha resposta que postei lá.

Belo topico Ryu.

Assim como eu que tambem procuro por jogos obscuros esse eu nunca tinha ouvido falar dele antes.

Achei ele bem interessante.

Pena que não saiu para Mega Drive e SNES.

Depois vou procurar pela ROM do jogo.


Também achei uma pena mesmo ele não ter sido portado pra Mega e Snes. Adoraria ver uma versão 16 bits desse jogo - se fosse para ser um, eu defenderia uma conversão para Mega (defendo meu sistema, claro!!). Mas há muitos efeitos contidos no game (como zooms e animações longas) que o faria ficar melhor portado num Saturn ou Playstation.
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Re: Kaiser Knuckle: Um Jogo de Luta Que Quase Ninguém Viu

Mensagempor Leonardo Soler » 22 Set 2011, 01:37

Muito legal....

são poucos jogos de lutas que ficaram famosos nesta época....

Garanto que eu nunca iria conhecer este game na minha época (até pq eu nasci em 1993).

Vou tentar jogar aqui e ver se é bom! :D :D :D :D
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Re: Kaiser Knuckle: Um Jogo de Luta Que Quase Ninguém Viu

Mensagempor Mestre Ryu Kanzuki » 25 Set 2011, 14:15

Leonardo Soler escreveu:Muito legal....

são poucos jogos de lutas que ficaram famosos nesta época....

Garanto que eu nunca iria conhecer este game na minha época (até pq eu nasci em 1993).

Vou tentar jogar aqui e ver se é bom! :D :D :D :D


Show!! Depois venha nos contar o que achou. Ficarei na expectativa. ^^
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