Face off: Killer Instinct (arcade vs. Super Nes)

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Face off: Killer Instinct (arcade vs. Super Nes)

Mensagempor Doutor Gori » 19 Out 2011, 01:39

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Killer Instinct é um jogo de luta para arcades desenvolvido pela Rare, lançado em 1994, com versão para Super Nintendo, lançada em 1995. O hardware "Ultra 64", anunciado no início do game, apesar de usar o mesmo processador do futuro Nintendo 64, não tem o mesmo potencial do console. Os personagens foram produzidos através de captura de movimentos (motion capture) e o plano de fundo das arenas é composto por filmes reproduzidos de modo a dar uma ilusão de gráficos 3D (aliás, algumas arenas são construidas com poligonos, como veremos mais adiante). Devido a complexidade de tais animações, foi necessário o uso de uma nova mídia de armazenamento, o que fez Killer Instinct ser o primeiro jogo de arcade a usar um HD interno, que continha as animações já citadas.

A história de Killer Instinct começa num passado distante, onde ocorre no mundo uma guerra de proporções titânicas. Dois lordes da guerra travavam uma batalha terrível entre si, onde muitas pessoas eram mortas, exércitos eram destroçados e o mundo era colocado a prêmio. Decididos a acabar com isso, um grupo de heróis enfrenta bravamente os dois lordes inimigos, e criam um feitiço que sela os dois titãs no limbo. Temporariamente, a paz voltou a reinar. Do passado, passamos a um futuro caótico e não tão distante da nossa era. A poluição tomou conta do meio ambiente, os governos caíram; agora o mundo é controlado por mega-corporações que se enfrentam e se destróem pelas riquezas do planeta.

Nesse contexto, sobressai-se uma mega-corporação: A Ultratech. Ao invés de entrar em conflitos diretos com outras corporações, a Ultratech se mantém vendendo armas avançadas para as corporações se destruírem. Mas a Ultratech não domina o mundo apenas através da venda de armas, mas também através da mídia: sua divisão de entretenimento produz o maior fenômeno televisivo do planeta: o torneio Killer Instinct, que ainda serve como campo de testes para as armas da mesma. Nesse torneio, promete-se aos vencedores tudo o que eles quiserem, mas nem sempre há garantias de que a promessa será cumprida, enquanto os perdedores sofrem um destino cruel nas mãos da empresa.


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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes


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Arcade

Na abertura do arcade, tem uma animação computadorizada apresentando os personagens, como na foto acima. Já no Snes, assim como quase todas as animações de cenário, esta foi retirada, e substituida apenas com uma foto e a descrição do personagem (foto abaixo).

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Snes


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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes


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Antes de cada luta tem uma animação computadorizada no arcade (as 3 fotos em sequencia com a seta), enquanto que no Snes esta foi retirada e substituida por uma foto estatica (a ultima das quatro fotos, à direita, sem a seta).

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Após a vitória sempre há uma animação no arcade. No Snes esta foi substituida por uma foto.


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Arcade

Outra perda do Snes foram os efeitos de zoom do arcade, que aconteciam antes e durante as lutas, inclusive algumas arenas do mesmo são tridimensionais, como na foto acima.

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Snes


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Arena 3D do cenário de Orchid no arcade


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Outra arena 3D, o cenário de Spinal



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Arcade


Outra mudança foram as animações quando se vence uma luta de se derruba o adversário do prédio (acima = arcade e abaixo = Snes).

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Snes


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Arcade

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Snes


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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes


No cenário de Cinder, o sol, as nuvens negras e os passaros voando sobre a arena e o fundo desapareceram, além da animação do proprio personagem, que no arcade percebe-se as chamas saindo e em volta do seu corpo.

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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes

No cenário de Glacius, a asuencia é da fumaça saindo do seu corpo, além da posição do templo no funto, aliás, em todos os cenários, o angulo e os personagens em relação ao cenário das arenas foram trocados. Aqui também é possivel perceber como os personagens tiveram seu tamanho reduzido em relação ao arcade (observem o tamanho do Glacius nas duas fotos).


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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes

No cenário de Thunder, há ausencia das águias sobrevoando o cânion, e as nuvens no arcade vem em direção à tela, já no Snes elas vão em direção horizontal. Repare como os efeitos dos golpes especiais são superiores no arcade.

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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes

Aqui se percebe novamente que o plano de luta dos personagens em relação ao cenário é diferente do arcade para o Snes. Na foto abaixo se percebe melhor, observando a posição da cabeça da estátua do tigre.

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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes


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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes

Outra ausencia no Snes são os morcegos sobrevoando a cabeça de Sabrewolf (circulado em vermelho). Na foto só é possivel perceber dois, mas são muito mais, cerca de uns oito ou dez.

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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes

Já no cenário de Orchid, além da ausencia do zoom da arena antes da luta e da lua, o telão do fundo onde no arcade passa a luta que está ocorrendo, no Snes esta animação foi substituida pelos logos de Killer Instnct, da Rare ou da Nintendo, alternando-se.

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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes


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Outra ausencia no cenário de Spinal, além do zoom da arena, é o relampago clareando todo o cenário, além dos morcegos ou ciscos (não deu pra distinguir) circulando pela arena.

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Aqui se percebe a diferença das animações das magias, muito mais reliuzentes no arcade (foto de cima) que no Snes (fotos de baixo).

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Aqui a diferença da animação quando se derrota o personagem e ele cai do alto da arena (arcade em cima e Snes em baixo).

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Aqui o efeito de zoom, presente somente no arcade.

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Aqui a diferença na animação quando se derrota Eyedol. No arcade (sequencia de fotos aima) tem uma cena computadorizada dele caindo na lava, e no Snes (abaixo) esta é ausente, ficando a queda semelhante quando se vence o adversário e ele cai do alto do prédio.

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Sequencia final. No arcade (sequencia de foto de baixo) há uma animação computadorizada, já no Snes (acima) não.

+ Fotos:

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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes

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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes

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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes

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Arcade------------------------------------------------------------------------------Snes


Enfim, há muitos outros detalhes visuais que estão ausentes no Snes, e levando-se em consideração que o arcade/N64 é um hardware de duas gerações à frente, essa versão ficou muito boa, conseguindo manter o DNA do arcade.

Se cometi algum equivoco em alguma parte, estou aberto a correções, é só apontar. Inté.
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Re: Face off: Killer Instinct (arcade vs. Super Nes)

Mensagempor Makunouchi Ippo » 27 Fev 2012, 20:56

legal essa comparação

ainda não sei pq não saíram mais jogos da serie

acho que um novo killer instict nessa nova geração seria uma boa
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Re: Face off: Killer Instinct (arcade vs. Super Nes)

Mensagempor Piga » 29 Fev 2012, 17:21

Sempre achei a história de fundo do Killer Instinct tosca. Nem precisva de história na verdade. Bastava dizer que os lutadores estão em um torneio pelo qual o prêmio é a vida. Só. 8)

Mas o jogo em sí nunca me agradou, igual acontece com Primal Rage. Não consigo ver graça nele.

Falow! :mrgreen:
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