OpenBoR: Jogos Clássicos sob uma nova perspectiva!

Projetos e desenvolvimentos independentes.

Moderadores: orakio_rob, Goro's Lair, Sabat

OpenBoR: Jogos Clássicos sob uma nova perspectiva!

Mensagempor Goro's Lair » 04 Ago 2007, 16:38

Caros amigos,

como havia feito no finado Fórum / Uol / Museu, estou trazendo essa turma "craque" em remakes para cá.

Em minhas pesquisas deparei-me com algo muito interessante:
OpenBoR ou BoR. Já ouviram falar?

Pois bem, BoR é a abreviatura de Beats Of Rage e foi desenvolvido em meados de 2003 por um grupo de programadores apaixonados por Streets of Rage.

Foi um início interessante, pois esses programadores esperavam muito ansiosos pelo que poderia ser um grande Beat' n' Up, o Streets of Rage 4 ou talvez chamado de Beats of Rage (que nunca foi lançado oficialmente). E eles foram esperando, esperando, esperando e nada aconteceu até que tiveram a idéia deles mesmos, como uma homenagem, realizarem esse jogo. Por conhecerem bastante de programação, criaram um mecanismo/plataforma onde eles pudessem alterar as roms ou matrizes dos referidos jogos. Como não tinha um nome específico, deixaram o nome da plataforma como BoR.

Por se tratar de uma estrutura em que eles podiam modificar, os jogos eles chamaram de modules ou mod (nome mais usado). E a eles mesmos de modders. Os personagens, músicas e gráficos usados são, na maioria, pertencentes aos universos CAPCOM e SNK, porém com algumas modificações, tonando-os algo novo. E, com a união e força mútua de vários modders, criaram um nome e um site chamado Senile Team.

E a evolução não parou por aí, o BoR que originalmente suportava apenas 2 players simultâneos foi melhorado e assim surgiu o OpenBoR, com a característica principal de suportar até 4 players simultâneos e várias outras melhorias.

Por terem feito vários e interessantes MODs, lançaram-se em um ambicioso projeto: Age of the Beast (este com gráficos, sons, músicas, personagens, etc totalmente novos).

Apesar de ser sobre uma nova plataforma, decidi postar aqui no Retrobits essa informação por se tratar dos jogos e personagens clássicos que tanto amamos sob "um novo ponto de vista".

Agora, esse projeto e suas novidades podem ser conferidos nos sites abaixo:

www.senileteam.com
www.borgeneration.com
www.lavalit.com

Minha sugestão, para conhecimento desse plataforma, é a versão OpenBoR 2.0917 e os seguintes MODs (devidamente colocados na Pasta PAK do OpenBoR). Escolha o WIN (para windows), pois foram criadas versões para DOS, DREAMCAST, PSP, XBOX, etc:

* Final Fight Apocalypse 2nd Edition (ótimo);
* Rhythm of Destruction 2 - Street Fighter Edition (muito bom);
* Astérix and Caesar's Challenge (muito bom);
* Strider X (muito bom);
* Megaman Extreme- V2 (bom);
* Battletoads (bom, mas o personagem humano tirou a graça; não jogue com ele);

Nos links abaixo vocês podem ver algumas imagens:

Final Fight Apocalypse 2nd Edition

Imagem Imagem
Imagem Imagem
ImagemImagem

Rhythm of Destruction 2 - Street Fighter Edition

Imagem Imagem

Astérix and Caesar's Challenge

ImagemImagem

Strider X

ImagemImagem

Megaman Extreme- V2

ImagemImagem

Battletoads

ImagemImagem

Diversos
www.borgeneration.com

Diversos
http://borrevolution.vg-network.com/

Dungeons and Dragons OpenBOR (ainda em desenvolvimento)
http://www.lavalit.com/forum/index.php?topic=30.0

POSSÍVEIS PROBLEMAS

Arquivos em formato ISO (cdi é a extensão) = NÃO RODAM NO WINDOWS
Usemos como exemplo 2 jogos que tive de resolver o problema:

ASTERIX e JOE AND MAC (cada um dividido em 4 partes)

Primeiro, baixem e instalem o Isobuster Pro 2.0 associado com todos os formatos de imagens em seu PC. Baixe-o aqui http://www.isobuster.com/isobusterdownload.php

Logo em seguida, baixem TODAS as 4 partes de cada jogo (são necessárias todas elas, ok?). Por estarem compactadas, é preciso que vocês descompactem uma a uma, parte a parte (deverão aparecer estes arquivos para você: joe&macmod.cdi, asterixmod.cdi). Descompactem-nas em uma pasta criada temporariamente para isso, ex: "Temp".

Quando descompactadas, todas as partes terão o mesmo nome, ex: joe&macmod.cdi; comecem pela primeira e depois a segunda, etc, seguindo uma seqüência e renomeim-nas assim: joe&macmod1.cdi, joe&macmod2.cdi e assim sucessivamente para todas as partes.

Após descompactá-las e já renomeadas para joe&macmod1.cdi, joe&macmod2.cdi, abram o Isobuster e vão em ficheiro / abrir ficheiro de imagem / (pasta onde estão os joe&macmod1.cdi, joe&macmod2.cdi, neste caso, pasta "Temp") /

Ao lado direito, dentro do Isobuster, aparecerão vários arquivos, dentre eles o BOR.PAK. Cliquem nele e depois acionem o botão direito do mouse. Irá aparecer logo ao topo o seguinte "Extrair BOR.PAK". Cliquem nessa opção, mudem o nome e salvem-no assim joe&mac1.PAK, joe&mac2.PAK, joe&mac3.PAK (na pasta PAKS do OpenBOR).

Isso tem de fer feito com uma a uma das partes, começando da primeira até a quarta. (Este procedimento é o mesmo para o Asterix, ok?)

Agora, abra o OpenBOR, selecionem sempre a parte 1 do jogo que desejam (ela buscará as demais automaticamente) e comecem a se divertir!

CONTROLES NÃO FUNCIONAM
Modelo PS1 e PS2 (Dual Shock):

Façam o seguinte: configurem todos os botões e ponham o direcional em modo analógico e deixem-no ligado. Quando forem utilizar o direcional, ao invés de usarem o mini manche do analógico, usem o direcional pad (direcional achatado em cruz) e configurem-no!

Demais Modelos:

Baixem e instalem o JoyToKey (Há um tutorial sobre ele no site do Geração 3DO - Tutorial JoyToKey by Geração 3DO ). Ele possibilita que as teclas e direcionais do teclado e o mouse sejam convertidos para qualquer joystick.

JoyToKey

CONFIGURAÇÃO DE VIDEO (FULL SCREEN)

Abram o OpenBoR, vão em Options / Video Options e deixem assim:

Window-offset = 0
FPS counter = disabled
Video modes = disabled
Scale video = 2x - 640 x 480 (mexa o direcional para esquerda ou direita)
Mode = Full

Obs: por ter um zoom muito acentuado, recomendo-os conectarem o PC na TV ou jogar um pouco mais afastado do monitor, pois daí a imagem ficará excelente!

Todos os MODs citados aqui vocês baixam pelo www.lavalit.com (no site vão em download / OpenBoR / Modules / Completed), porém, vocês precisam se cadastrar para terem acesso (é seguro!)

Abraços e sucesso a todos!
Editado pela última vez por Goro's Lair em 09 Set 2007, 16:54, em um Total de 13 vezes.
Aos fortes, a Vitória!
Aos fracos ... o esquecimento!

:nes: :snes: :x68k
Goro's Lair

Mensagempor ALPS2 » 06 Ago 2007, 18:14

E aí Goro, beleza?

Também saí fora lá do UOl e agora estou aqui. Afinal, já tenho quase 30 anos e não dá pra ficar lendo " o meu é melhor que o seu" o tempo todo.

Parabéns pelo tópico e que este fórum seja um espaço aberto para os verdadeiros amantes da boa diversão eletrônica e não da empresa X ou Y.

Abraços. :wink:
Cansei das disputas " o meu é melhor que o seu".
ALPS2

Mensagempor Goro's Lair » 07 Ago 2007, 13:29

ALPS2 escreveu:E aí Goro, beleza?

Também saí fora lá do UOl e agora estou aqui. Afinal, já tenho quase 30 anos e não dá pra ficar lendo " o meu é melhor que o seu" o tempo todo.

Parabéns pelo tópico e que este fórum seja um espaço aberto para os verdadeiros amantes da boa diversão eletrônica e não da empresa X ou Y.

Abraços. :wink:

Caro ALPS2!

Obrigado pelos elogios e incentivo.

Seja muito bem-vindo ao Retrobits!

Aqui é o nosso espaço e, tão logo sinta vontade, dê sua contribuição aqui prá gente!

Agora, aproveite todas as seções! TUDO está muito bom aqui e, com certeza, há muita coisa útil para você também!

Forte abraço e tudo de bom para você!
Aos fortes, a Vitória!

Goro's Lair

Mensagempor Alexandre_Metal » 12 Ago 2007, 18:47

Muito bom.
Recomendado :!:
Estou jogando muito a versão do Asterix.
Alexandre_Metal

Nota 10!!

Mensagempor Corisco » 14 Ago 2007, 11:05

Muito bom esse topico!! Nem sabia que tinha tantas possibilidades assim!
Sera que isso tudo pode ser jogado no Xbox? Nigazallucard, help me!
http://www.16-bit.com.br A casa dos 16 bits.
Corisco

Re: Nota 10!!

Mensagempor Goro's Lair » 14 Ago 2007, 11:14

Corisco escreveu:Muito bom esse topico!! Nem sabia que tinha tantas possibilidades assim!

Caro Corisco.

Respondendo à sua pergunta, pode sim!

Dentro do pacote OpenBoR (acho que a versão disponível hoje para download é a 2.0691) há várias plataformas, WIN, PSP, DOS, LYNUX e XBOX.

É só se cadastrar, baixar e jogar!

Abraços!
Editado pela última vez por Goro's Lair em 18 Ago 2007, 18:52, em um Total de 1 vez.
Aos fortes, a Vitória!

Goro's Lair

Mensagempor Programador » 15 Ago 2007, 12:49

Fala Goro!!
Beleza???

Pois entao, estou aqui para parabenizá-lo pelo tópico!!!!

Muito bom msm!!!
Imagem
Imagem
Programador

Mensagempor Goro's Lair » 16 Ago 2007, 20:02

Programador escreveu:Fala Goro!!
Beleza???

Pois entao, estou aqui para parabenizá-lo pelo tópico!!!!

Muito bom msm!!!

Obrigado novamente, Programador!

Os elogios e comentários fazem com que tenhamos mais vontade de continuar contribuindo!

Novamente, valeu aí!

Abraços!
Aos fortes, a Vitória!

Goro's Lair

Re: Nota 10!!

Mensagempor Corisco » 17 Ago 2007, 16:53

Goro's Lair escreveu:
Corisco escreveu:Muito bom esse topico!! Nem sabia que tinha tantas possibilidades assim!

Caro Corisco.

Respondendo à sua pergunta, pode sim!

Dentro do pacote OpenBoR (acho que a versão disponível hoje para download é a 2.0691) há várias plataformas, WIN, PSP, DOS, LYNUS e XBOX.

É só se cadastrar, baixar e jogar!

Abraços!

Po, Gorao! Valew, cara! Esse topico ta maravilha! :D :D :D :D :D
http://www.16-bit.com.br A casa dos 16 bits.
Corisco

Mensagempor Calango-X » 27 Ago 2007, 01:26

Muito Legal Goro!

E como eu disse no Museu, eu não estava conseguindo usar o meu controle, mas com esse Joytokey, funcionou tranquilo!Valeu! :D
Calango-X

Ae Renato...

Mensagempor Samuel Batista » 27 Ago 2007, 01:49

A galera deveria combinar uma jogatina online no BoR! Tem muito jogo bom.. e o suporte para 4 players é algo bem interessante!

E como todos já disseram: seu tópico está sensacional!

Abraço!
"Taylor inventou o time attack" (Samuel Batista)

:gbclassic: :ds:
Samuel Batista
Site Admin

Voltar para Projetos e Desenvolvimentos